O Serviço de Telemedicina do Hospital Dr. Ayres de Menezes, na cidade de São Tomé, recebeu, no passado dia 15 de agosto de 2019, a visita do vice-presidente do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P., Gonçalo Teles Gomes, acompanhado pelo Embaixador de Portugal em São Tomé e Príncipe, Luís Gaspar da Silva, pelo Administrador Executivo e Diretor de Projetos do IMVF, Ahmed Zaky e pelo representante do IMVF em São Tomé e Príncipe, António Lima.

No decorrer da visita foi possível assistir a uma consulta via telemedicina entre São Tomé e Príncipe e Portugal. Em Lisboa, encontrava-se a Prof.ª Doutora Cristina Caroça, especialista em Otorrinolaringologia que, através da plataforma Mediagraf de Telemedicina, em particular da ferramenta TeleOtorrino, realizou uma consulta a uma doente são-tomense, com o apoio de uma técnica de saúde do hospital.

A concertação entre entidades nacionais e internacionais, com destaque para a parceria com diversas entidades empresariais e da academia como a Altice Labs e a Universidade de Aveiro, permitiu impulsionar a prática da Telemedicina em São Tomé e Príncipe. Em março de 2011, o IMVF realizou a sua primeira teleconsulta no âmbito do programa Saúde para Todos, sendo hoje, a Telemedicina, um canal aberto que aproxima o Hospital Central de São Tomé e Príncipe aos médicos especialistas portugueses. Esta plataforma permitiu quebrar as barreiras do tempo e espaço e transformou o panorama de Cooperação em Saúde entre Portugal e São Tomé e Príncipe.

Desde a entrada em funcionamento desta plataforma, foram realizadas mais de 4.400 consultas de diversas especialidades e avaliados mais de 90 mil exames e arquivos clínicos. Para além de permitir a avaliação, realização de exames, diagnóstico e seguimento de casos clínicos à distância, esta tecnologia constitui-se como uma importante plataforma para a formação especializada dos profissionais de saúde são-tomenses à distância.

O projeto Saúde para Todos – Rumo à Sustentabilidade é atualmente implementado em São Tomé e Príncipe pela AMVF – Associação Marquês de Valle Flôr, pelo IMVF e pelo Ministério da Saúde de São Tomé e Príncipe e conta com o financiamento do Camões, I.P. e da Direção Geral da Saúde de Portugal. Consulte o documento informativo aqui

Fotos: Cooperação Portuguesa

Spread the love