O evento final do projeto UE-ACTIVA – Ações Coletivas e Territoriais Integradas para a Valorização da Agricultura – Eixo 1: Governação Territorial vai ter lugar no próximo dia 10 de setembro, às 8 horas, no Hotel Coimbra, em Bissau, na Guiné-Bissau.

Este projeto, financiado pela União Europeia, com o apoio do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. e implementado pelo IMVF e pela Rede de Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional da Guiné-Bissau (RESSAN-GB) em parceria com o governo da Guiné-Bissau, decorreu entre julho de 2015 e setembro de 2019, nas regiões de Bafatá, Quinara e Tombali, na Guiné-Bissau.

A sessão de abertura contará com as intervenções de Tomane Camara, da RESSAN-GB, de Leonor Queiroz e Mello, do IMVF, de Ulbonhe Naobna, do Departamento de Desenvolvimento Social da Igreja Evangélica da Guiné-Bissau (DDS/IEGB) e da Ministra da Agricultura e Florestas da Guiné-Bissau, Nelvina Barreto.

Serão apresentados os resultados alcançados pelo projeto ao longo dos últimos 4 anos, e serão exibidos uma série de testemunhos-vídeo de diferentes beneficiários, seguindo-se um espaço para perguntas e respostas e, por fim, as intervenções de Leonor Queiroz e Mello, do IMVF, de Celestini Sá, da RESSAN-GB, António Nunes, do Camões, I.P. e Simona Schlede, Chefe da Cooperação da Delegação da União Europeia na Guiné-Bissau.

Da parte da tarde, a partir das 14h30, no mesmo local, decorrerá a apresentação do processo de reabilitação de bolanhas, uma das principais atividades do projeto, expondo a metodologia utilizada e os resultados alcançados. Será também exibido o documentário “Valorização Agrícola, Caminhos para a Soberania Alimentar”, que retrata o processo de reabilitação de bolanhas na ilha de Komo, em Tombali, que serviu de base à reabilitação de bolanhas na região de Quínara. De salientar que a reabilitação de bolanhas permitiu aumentar a produção de arroz, produto base da alimentação da população guineense e, assim, melhorar a segurança alimentar e nutricional das comunidades das regiões-alvo da intervenção do projeto. O encerramento do evento está marcado para as 17 horas.

O projeto UE-ACTIVA | Eixo 1: Governação Territorial contribuiu para a melhoria das condições económicas e sociais da população, em particular nas regiões de Bafatá, Quínara e Tombali e para a promoção da melhoria da governação territorial nessas regiões, através do reforço da sociedade civil.

Consulte o Programa.

Conheça os principais resultados alcançados pelo projeto aqui.

Spread the love