O projeto Territórios Sustentáveis para a Paz em Caquetá, na Colômbia lançou a 1.ª pedra para a construção de um novo trapiche (pequeno engenho de cana-de-açúcar) na comunidade de Palma Azul Coconuco, no município de La Montañita, no passado mês de julho.

Esta infraestrutura irá permitir o aumento da produtividade, a melhoria das condições de produção e da qualidade da panela produzida nesta comunidade, assegurando também as certificações necessárias para a sua comercialização.

A panela (rapadura, em português) é um produto obtido a partir da transformação da cana-de-açúcar, produzido e consumido em muitos países da América Latina. É muito utilizado na Colômbia e, em particular, na região de Caquetá, sendo produzido desde o início da atividade campesina na região. No entanto, a produção neste território não cobre a procura local, pelo que, apesar da existência de uma produção local, muita da panela consumida em Caquetá ainda é importada de regiões vizinhas. 

Na comunidade de Palma Azul Coconuco produz-se panela há mais de 20 anos. Nos dias de hoje, revela-se essencial modernizar e renovar os mecanismos de produção, até agora dependentes de um velho trapiche por tração animal.

A construção do novo trapiche será feita em parceria com a Cooperação Alemã/GIZ – dotação de equipamentos; do batalhão de engenheiros Liborio Mejia do Exército Nacional Colombiano – mão de obra qualificada; e da própria comunidade – mão de obra não qualificada.

O lançamento da 1.ª pedra para a construção do trapiche contou com a presença da Embaixadora de Portugal na Colômbia, Gabriela Soares da Albergaria, do Chefe de Cooperação da União Europeia na Colômbia, Francisco García, da Alcaidessa de El Paujil, Liliana Cuellar Floriano, da Administradora Executiva do IMVF, Carolina Quina e do Diretor Executivo da Red Adelco, Carlos Callejas, bem como de representantes do Governo e do Exercito Nacional colombiano e da Cooperação Alemã/GIZ.

O apoio à produção de panela está intimamente relacionado com a aposta do projeto Territórios Sustentáveis para a Paz em Caquetá na promoção da soberania alimentar e segurança nutricional deste território. O reforço desta cadeia produtiva irá ainda permitir apoiar a estratégia de substituição voluntária de cultivos ilícitos, promovida pelo Governo colombiano.

Este é um importante marco de um processo que tem vindo a apostar no desenvolvimento desta atividade e no seu papel na geração de rendimentos para as famílias e comunidades da região. Destaca-se o apoio à produção de cana na sua componente agrícola, procurando garantir a sustentabilidade desta produção; a realização de intercâmbios de experiências com produtores que já operam trapiches modernos em regiões vizinhas, capacitando os produtores de Palma Azul Coconuco para a utilização e gestão do novo trapiche; e ainda o apoio institucional e associativo prestado para o reforço da associação de produtores constituída no âmbito do projeto – Asociación Comunitaria Multiproductiva y Sostenible de La Montañita (ASOCOPROMO).  

Este projeto é implementado pelo IMVF e pela Red Adelco e financiado pelo Fundo Fiduciário da União Europeia para a Paz na Colômbia, cofinanciado pelo Camões, I.P., e conta com contribuições da governação local do Departamento de Caquetá e dos municípios de La Montañita e El Paujil, bem como de empresas privadas portuguesas presentes na Colômbia.

 

Spread the love