No contexto da 30.ª missão da especialidade de Oftalmologia a São Tomé e Príncipe no âmbito do projeto Saúde para Todos – Rumo à Sustentabilidade foi inaugurada uma Unidade de Oftalmologia na Região Autónoma do Príncipe, no dia 10 de outubro de 2019 (Dia Mundial da Visão), no Centro de Saúde de Santo António. A inauguração contou com a presença do Presidente do Governo Regional do Príncipe, Eng.º José Cassandra.

O gabinete está equipado com o espólio da Dr.ª Sílvia Azevedo, antiga sócia honorária da Sociedade Portuguesa de Oftalmologia, que doou o equipamento do seu consultório médico de oftalmologia. “Apurámos que o equipamento estava em boas condições e como cada vez sentíamos ser mais premente instalar uma Unidade de Oftalmologia na Ilha do Príncipe, elaborámos um projeto/documento que apresentámos e que foi aceite”, conta o Dr. Luís Dias Pereira.

E acrescenta. “O nosso objetivo foi permitir que a população da Ilha do Príncipe tivesse melhores cuidados de saúde oftalmológica e que houvesse também uma melhoria nas avaliações e triagens realizadas pelos enfermeiros/técnicos da área de oftalmologia. Conjugar esta intervenção com as missões que planeamos continuar a realizar no âmbito do projeto Saúde para Todos – Rumo à Sustentabilidade é o novo desafio a que nos propusemos e que lançámos às autoridades governamentais regionais e nacionais da República de São Tomé e Príncipe”.

Também na Ilha do Príncipe, a equipa de profissionais de saúde de Oftalmologia – Dr. Luís Dias Pereira (Centro Hospitalar de Setúbal – H. de São Bernardo), Anabela Raposo (Enfermeira – Centro Hospital de Lisboa Ocidental), Teresa Pacheco (Oftalmologista – Centro Hospitalar de Gaia – Espinho), Nuno Correia (Oftalmologista – Centro Hospitalar e Universitário do Porto), David Sousa (Oftalmologista – Manchester Royal Eye Hospital) e Cleide Cassandra (Ortoptista – Centro Hospitalar de Setúbal – H. de São Bernardo) – realizou um rastreio oftalmológico aberto à população, em que foram avaliadas 87 pessoas; e a palestra “A Visão em Primeiro Lugar”, dirigida aos técnicos de saúde e à população em geral.

Durante as duas semanas de missão – de 5 a 19 de outubro 2019 – foram realizadas 548 consultas, 66 cirurgias e 70 consultas de enfermagem. As principais patologias diagnosticadas foram catarata (adulto/idade pediátrica), glaucoma, trauma (adulto/idade pediátrica) e ametropias. A habitual sessão clínica de encerramento da missão, no Hospital Dr. Ayres de Menezes, foi sobre “A Oftalmologia na Região Autónoma do Príncipe no Dia Mundial da Visão 2019”.

Para o Dr. Luís Dias Pereira e para a Enf.ª Anabela Raposo, os objetivos propostos para esta missão foram atingidos. “Foram prestados cuidados de saúde, médico-cirúrgicos, especializados a um número significativo de são-tomenses; foi dada formação no trabalho aos enfermeiros/técnicos locais e realizada a divulgação do projeto Saúde para Todos – Rumo à Sustentabilidade nos meios de comunicação social; foi assinalado o Dia Mundial da Visão e inaugurado um gabinete de oftalmologia na Região Autónoma do Príncipe”.

Em 2020 está prevista a continuação das missões da especialidade de Oftalmologia a São Tomé e Príncipe.