O reforço institucional representa um dos eixos centrais do projeto Territórios Sustentáveis para a Paz em Caquetá, na Colômbia, sendo essencial para uma estratégia de sustentabilidade que permita assegurar a continuidade das ações e contributos do projeto após a sua conclusão. O projeto tem apostado no fortalecimento das instituições e organizações locais através de inúmeras ações de capacitação e reforço de competências em diversas áreas. As questões de género têm sido um tema central, dada a sua importância a nível transversal na construção e implementação de políticas públicas e abordagens territoriais.

No município de El Paujil, o projeto dinamizou uma ação de co conceção de uma política de género, posteriormente aprovada pela Alcadía, que deverá integrá-la e incluí-la nos diferentes programas de desenvolvimento local. Esta ação, animada por dinâmicas participativas ao longo de vários encontros, contou com a presença de cerca de 150 mulheres representantes de organizações de base, defensoras dos direitos humanos e vítimas, ex-combatentes, mulheres indígenas e afrodescendentes.

Estes encontros revelaram-se um espaço fundamental na procura de articulação e consensos para a definição de um instrumento de política de género que corresponda às necessidades das famílias e comunidades do município. Procurou-se ainda reafirmar o compromisso com a administração local para garantir a sua implementação em todo o território do município já no início do próximo ano. Este foi um processo importante que marcou o período que antecedeu as eleições municipais colombianas do mês de outubro. Vários dos candidatos, entre eles a candidata vencedora no município, comprometeram-se a tornar realidade esta política, pensada e concebida pelas mulheres de El Paujíl.

No município de La Montañita, a estratégia de implementação das questões de género nas políticas públicas já se encontrava criada e aprovada desde 2015. Assim, o projeto enfatizou ações de fortalecimento e apoio à sua implementação, tendo em conta os escassos recursos e reduzida capacidade de operacionalização da Alcadía. Foi apoiada a reativação de uma Mesa Mulher e Género, enquanto espaço de diálogo primordial sobre estas questões no território. Fez-se ainda um balanço do estado de implementação das políticas e identificaram-se, de forma participativa, possíveis elementos e estratégias de apoio. O processo culminou na elaboração de um manifesto assinado por todas as participantes. Este documento deverá converter-se numa base para a incorporação de uma estratégia de género nas dimensões social, económica e institucional do próximo Plano de Desenvolvimento Municipal, segundo o acordo assinado com todos os candidatos à Alcadía de La Montañita.

O projeto Territórios Sustentáveis para a Paz em Caquetá é implementado pelo IMVF e pela Red Adelco e financiado pelo Fundo Fiduciário da União Europeia para a Paz na Colômbia, cofinanciado pelo Camões, I.P., e conta com contribuições da governação local do Departamento de Caquetá e dos municípios de La Montañita e El Paujil, bem como de empresas privadas portuguesas presentes na Colômbia.

 

Spread the love