O CHOCOSHOW, acontecimento anual de grande importância para o setor chocolateiro colombiano, decorreu em Bogotá nos dias 15 a 17 de novembro. O projeto Territórios Sustentáveis para a Paz em Caquetá, na Colômbia, participou com a presença de membros da equipa do projeto e beneficiários representantes de associações de transformadores de cacau de Caquetá, Chocoamazonic e Chocaguan.

A presença neste evento teve como principal objetivo conhecer melhor as características e processos de empreendimento do mercado nacional do chocolate e ainda estabelecer contactos e parcerias comerciais, também a nível internacional. A visita aos stands presentes nesta feira permitiu ainda conhecer inúmeros tipos de chocolate e possibilidades de produtos à base de chocolate de marcas reconhecidas na Colômbia e internacionalmente.

Realizou-se também uma visita a uma fábrica de chocolate com o objetivo de aprofundar conhecimentos sobre os processos de transformação do chocolate em áreas como o processamento, protocolos, maquinaria, utensílios e ferramentas utilizadas, entre outros. Por fim, a visita a um laboratório de análises físicas e sensoriais de um chocolateiro italiano permitiu dar a conhecer as exigências inerentes às características físicas e aromáticas do grão de cacau e a sua importância na obtenção de um cacau de qualidade.

O projeto Territórios Sustentáveis para a Paz em Caquetá é implementado pelo IMVF e pela Red Adelco e financiado pelo Fundo Fiduciário da União Europeia para a Paz na Colômbia, cofinanciado pelo Camões, I.P., e conta com contribuições da governação local do Departamento de Caquetá e dos municípios de La Montañita e El Paujil, bem como de empresas privadas portuguesas presentes na Colômbia.