No dia 31 de janeiro de 2020 teve lugar em São Tomé a inauguração do Serviço de Dermatologia no Hospital Dr. Ayres de Menezes, na cidade de São Tomé ao abrigo do projeto Saúde Para Todos – Rumo à Sustentabilidade.
Os alicerces para a criação deste serviço começaram a ser pensados em julho de 2018 durante a Semana de Dermatologia da Lusofonia que reuniu em São Tomé e Príncipe médicos dermatologistas angolanos, moçambicanos e portugueses, que realizaram consultas, tratamentos, cirurgias e um encontro científico. “O primeiro propósito é a partilha de conhecimentos entre os dermatologistas destes países com a entrega da experiência europeia aos colegas de África e a entrega do que é a experiência africana aos colegas de Portugal”, afirmou nessa ocasião o Dr. Miguel Correia, chefe da missão desta especialidade a São Tomé e Príncipe. E acrescentou. “Por outro lado, pretendemos estabelecer um ponto de partida para uma assistência continuada em Dermatologia em São Tomé e Príncipe, que não existe. Vamos ver doentes e as instalações disponíveis e vamos pensar num projeto para assegurar a manutenção da nossa especialidade neste país. Vamos ainda, todos juntos, encontrar um modo de cooperar para o desenvolvimento da nossa especialidade nas diferentes geografias, tornando Portugal a referência europeia na dermatologia tropical e tornando Angola e Moçambique mais competentes na dermatologia com o benefício que os dermatologistas portugueses podem trazer. São Tomé e Príncipe é um ponto de partida e um ponto de chegada. É o nosso ponto de partida e é aqui que pretendemos estabelecer a excelência da dermatologia na cooperação entre todos nós”.
A inauguração do Serviço de Dermatologia no Hospital Dr. Ayres de Menezes contou com a presença do Administrador Executivo do IMVF, Dr. Ahmed Zaky, do Administrador da José de Mello Saúde, Dr. Salvador de Mello, do Embaixador Luís Gaspar da Silva, Embaixador de Portugal em São Tomé, do Dr. Edgar Neves, Ministro da Saúde de São Tomé e Príncipe, do Embaixador Luís Faro Ramos, Presidente do Camões, I.P., do representante do Embaixador da Hungria em São Tomé e Príncipe e do Dr. Pedro Andrade, médico dermatologista em missão e que esteve em representação do Dr. Miguel Correia, Presidente da Sociedade Portuguesa de Dermatologia e Venereologia (SPDV)
Após o momento solene em que o Embaixador Luís Faro Ramos e o Ministro Edgar Neves cortaram, em conjunto, a fita à entrada das novas instalações, o médico dermatologista Pedro Andrade fez algumas declarações. “Com um equipamento e um espaço físico próprio acho que temos todas as condições para garantir à população são-tomense um cuidado regular, específico e com técnicas adequadas e que, de alguma forma, possa garantir a qualidade dos cuidados de saúde”.
De seguida, durante a visita pelas instalações, o Dr. Ahmed Zaky teve oportunidade de exprimir a sua satisfação, visto que as novas instalações “são um passo muito significativo no sentido de melhorar a assistência sanitária do país” e o resultado de um longo caminho de partilha e confluência “de boas vontades”, entre as quais se destaca o contributo muito relevante do Camões, I.P.
O representante do Embaixador da Hungria em São Tomé, destacou o contributo dado para a edificação deste novo Serviço de Dermatologia e engrandeceu os bons resultados desta primeira parceria, mostrando-se disponível para futuros acordos. Ainda no âmbito diplomático, o Embaixador Luís Gaspar da Silva reafirmou a importância deste novo espaço para o universo do Hospital Dr. Ayres de Menezes.
O Serviço de Dermatologia foi concebido no âmbito do projeto Saúde para Todos – Rumo à Sustentabilidade implementado pelo IMVF, pela Associação Marquês de Valle Flôr (AMVF) e pelo Ministério da Saúde de São Tomé e Príncipe, sendo cofinanciado pelo Camões – Instituto da Cooperação e da Língua I.P. e pela Direção Geral da Saúde de Portugal, em estreita parceria com a SPDV e a Dermatologia de Angola e Moçambique.