No quadro do projeto Saúde para Todos – Rumo à Sustentabilidade, decorreu no passado dia 31 de janeiro de 2020, no Centro Cultural Português, na cidade de São Tomé, a 2.ª reunião do Comité de Acompanhamento Estratégico (CAE).
Trata-se de um fórum de discussão cujo objetivo é promover o envolvimento de todos os intervenientes na implementação do projeto e na promoção da sua visibilidade, bem como na criação de sinergias e otimização de recursos.
Neste evento estiveram presentes os Administradores Executivos do IMVF, Dr. Ahmed Zaky e Dra. Carolina Quina, o Ministro da Saúde de São Tomé e Príncipe, Dr. Edgar Neves e o Presidente do Camões, I.P., Embaixador Luís Faro Ramos. A apresentação ficou a cargo do Dr. António Lima, coordenador local e representante nacional do IMVF em São Tomé e Príncipe. De entre os participantes destaca-se a presença do Embaixador Luís Gaspar da Silva, Embaixador de Portugal em São Tomé e Príncipe, do Dr. Salvador de Mello, Administrador da José de Mello Saúde, da Dra. Anne Ancia, representante da Organização Mundial da Saúde (OMS) em São Tomé e Príncipe e do Embaixador Vilmar Coutinho Junior, Embaixador do Brasil em São Tomé e Príncipe.
O Dr. Ahmed Zaky deu início à sessão de apresentação do Comité relembrando que este “é um momento de reflexão para saber o que o projeto conseguiu durante o ano passado e quais os desafios para o futuro”. Neste seguimento, o Embaixador Luís Faro Ramos afirmou que “é o momento para fazermos o balanço dos sucessos alcançados e das dificuldades sentidas na sua implementação e, não menos importante, perspetivar ações futuras”. Por fim, e de forma a concluir o primeiro momento de intervenções na sessão, o Ministro Edgar Neves assumiu-se “consciente da importância deste projeto para o reforço e para a melhoria do nosso sistema nacional de saúde” e, por isso, não pôde deixar de agradecer a todos os envolvidos.
O Dr. António Lima seguiu, assim, a ordem de trabalhos deste Comité e fez um balanço do Programa Saúde para Todos – Rumo à Sustentabilidade no ano de 2019 e delineou as perspetivas futuras. A realização deste Comité, que será o última até ao final do projeto, ficou ainda marcada pela participação de alguns dos presentes, dos quais se destacou a intervenção da Dra. Anne Ancia, representante da OMS, que se mostrou aberta a parcerias futuras.
O projeto Saúde para Todos – Rumo à Sustentabilidade decorre até dezembro de 2020 e tem como objetivos contribuir para manter o acesso universal da população da República Democrática de São Tomé e Príncipe a cuidados de saúde de qualidade e promover a melhoria, a autonomização e a progressiva sustentabilidade da prestação de cuidados de saúde preventivos, primários e especializados.
Este projeto é implementado pela AMVF – Associação Marquês de Valle Flôr e pelo IMVF em parceria com o Ministério da Saúde de São Tomé e Príncipe e financiado pelo Camões, I.P. e pela Direção Geral da Saúde de Portugal.