No âmbito da componente de capacitação dos produtores, o projeto Territórios Sustentáveis para a Paz em Caquetá promoveu, no passado dia 6 de fevereiro, um workshop em técnicas de enxertia em plantas de cacau.

Os produtores dos três municípios de intervenção do projeto, beneficiários desta ação de formação, aprenderam a fazer a recolha de podas de uma planta de cacau e a enxertá-las, através de diferentes técnicas, numa outra planta. Esta técnica permite transmitir certas características desejadas de uma planta para a outra, multiplicando as características das plantas de maior qualidade.

O aperfeiçoamento deste tipo de técnicas permitirá aos produtores realizarem as enxertias nas suas próprias plantações, promovendo a renovação das plantas e a sua melhoria genética, em termos de qualidade, produtividade e resistência a pragas e doenças.

O formador Júlio César, técnico encarregue das atividades de enxertia da Associação de cacaoteiros do Norte de Caquetá, conta com mais de 14 anos de experiência nesta área.

O projeto Territórios Sustentáveis para a Paz em Caquetá é implementado pelo IMVF e pela Red Adelco e financiado pelo Fundo Fiduciário da União Europeia para a Paz na Colômbia, cofinanciado pelo Camões, I.P., e conta com contribuições da governação local do Departamento de Caquetá e dos municípios de La Montañita e El Paujil, bem como de empresas privadas portuguesas presentes na Colômbia.

 

 

Spread the love