O projeto Territórios Sustentáveis para a Paz em Caquetá, na Colômbia, tem promovido vários encontros com as organizações comunitárias e as associações de produtores que atuam na área de intervenção do projeto, com o objetivo de dar a conhecer as opções que integram o mecanismo de Apoios Financeiros a Terceiros (AFT).
Este mecanismo permite canalizar recursos financeiros e técnicos para organizações que, por se encontrarem em zonas rurais isoladas, têm grandes dificuldades em aceder, tanto a acompanhamento e apoio técnico regular, como a mecanismos de financiamento desta natureza.
No projeto Territórios Sustentáveis para a Paz em Caquetá, os AFT são dedicados às organizações de base que têm vindo a integrar a componente social do projeto, a maioria compostas por produtores, mulheres ou grupos populacionais vulneráveis, como grupos indígenas ou ex-combatentes. Ao longo dos últimos meses de projeto, os membros destas organizações têm vindo a beneficiar de ações de formação, de acompanhamento e assessoria com o objetivo de os capacitar para a formulação de projetos, a serem financiados pelo mecanismo de AFT. Este processo é realizado de maneira inclusiva e participativa, com o apoio da equipa do projeto, particularmente na sua componente social. Após a capacitação das associações foi iniciada a fase de identificação, conceção e formulação de projetos, com a elaboração de um plano de negócios e cronograma de trabalhos, documentos orientadores das fases que se seguem.
Importa destacar a importância do esforço de capacitação que antecede o financiamento, o qual vai para além da aprendizagem teórica sobre gestão e implementação de projetos, focando-se na compreensão e interiorização de todo o ciclo de projeto, da formulação à execução e sustentabilidade. O projeto tem vindo a apoiar cerca de 30 organizações nos municípios de El Paujil, La Montañita e El Doncello e ainda no Poblado Héctor Ramirez.
Por fim, importa referir que os AFT se enquadram no resto das ações promovidas pelo projeto Territórios Sustentáveis para a Paz em Caquetá, sendo parte integrante do processo de fortalecimento e dinamização do tecido económico e social da região. Estes apoios decorrem do trabalho já realizado pelo projeto na identificação de, por um lado, fragilidades e necessidades às quais as associações, com estes apoios, poderão dar resposta, mas também de boas práticas e iniciativas bem-sucedidas a consolidar e reproduzir.
O projeto Territórios Sustentáveis para a Paz em Caquetá é implementado pelo IMVF e pela Red Adelco e financiado pelo Fundo Fiduciário da União Europeia para a Paz na Colômbia, cofinanciado pelo Camões, I.P., e conta com contribuições da governação local do Departamento de Caquetá e dos municípios de La Montañita e El Paujil, bem como de empresas privadas portuguesas presentes na Colômbia.