Dra. Celeste Alves é médica radiologista do Centro Clínico Champalimaud (Fundação Champalimaud) e chefe da missão da especialidade de Imagiologia no âmbito das missões médicas a São Tomé e Príncipe no quadro do Saúde para Todos – Rumo à Sustentabilidade.

A primeira missão de imagiologia em São Tomé e Príncipe foi em 2010, integrada no Projeto Saúde para Todos, do Instituto Marquês de Valle Flôr e com o objetivo de fazer a avaliação das condições locais, equipamentos, espaços e recursos humanos, no serviço de radiologia do Hospital Dr. Ayres de Menezes.

A avaliação das condições locais era fundamental para planear a modernização do serviço, com vista a prestar cuidados de diagnóstico diferenciados à população e dar suporte ao avanço das restantes especialidades médicas e cirúrgicas. O impacto da avaliação inicial foi de Missão Impossível, tais as carências encontradas! Com grande organização e a boa vontade de todas as pessoas e instituições envolvidas, o impossível tornou-se realidade e cerca de 6/8 meses após a avaliação inicial, o espaço foi requalificado e foi montado um novo serviço de radiologia, com tecnologia digital, acompanhada de formação e qualificação do Corpo Técnico e treino de um médico local na aquisição de imagens de ecografia, que permitissem a leitura especializada à distância. A modernização e digitalização do serviço de radiologia, não só permitiu prestar mais e melhores cuidados assistenciais à população, mas foi também o polo dinamizador para o avanço da Telemedicina, inaugurada e a funcionar desde março de 2011.

Em 2013 foi montado o primeiro mamografo em São Tomé e Príncipe. Um equipamento digital, que permite fazer até hoje o rastreio de cancro da mama.

A Telemedicina foi o grande motor do desenvolvimento da assistência médica especializada, ao permitir o acesso a especialidades médicas e cirúrgicas, que não existiam e continuam a não existir no país.

Em 2014 foi possível fazer a primeira consulta de Tele-Oftalmologia (Teleye), com o exame oftalmológico em tempo real a ser avaliado pelo especialista em Portugal.

Em 2016, foi feita a 1ª consulta de Tele-Otorrino, também em tempo real.

Em 2017, foi feita a primeira consulta de Tele-Oncologia, com a equipa de Oncologia da Fundação Champalimaud, para orientação de casos oncológicos mais complexos.

Em breve será montada a Tele-Gastroenterologia.

O serviço de radiologia tem em funcionamento todos os equipamentos necessários para o correto diagnóstico das situações clínicas mais frequentes, incluindo um equipamento de Tomografia Computorizada, de 16 cortes, sem necessidade de recorrer a evacuações para realizar exames de diagnóstico.

Tem um Picture Archive and Communication Systems (PACS) a funcionar, que em conjunto com a Plataforma de Telemedicina Medigraf, permitem toda a atividade clínica em tempo real e o acesso remoto a todos os exames realizados, que suportam toda a atividade médica das diferentes especialidades.

A par do desenvolvimento tecnológico, foi feito um grande investimento na formação dos recursos humanos, particularmente no Grupo dos Técnicos de Radiologia, Técnico de Electromedicina e nos Médicos. Estão em formação no Internato da Especialidade de Radiologia duas médicas que serão, muito em breve, as primeiras médicas radiologistas de São Tomé e Príncipe.”

Spread the love