A campanha pan-europeia #ClimateofChange faz um apelo à ação a todas as Escolas Secundárias, Universidades e Associações de Juventude em Portugal, para a sensibilização e mobilização dos jovens para a emergência climática.

O CONTEXTO

Sabemos hoje que os desastres naturais provocam quase 14 milhões de deslocados por ano. À medida que a crise climática se aprofunda, os deslocados ambientais também aumentam. Algumas projecções apontam para que em 2050 o número de deslocados ambientais seja superior a 143 milhões. De facto, a relação estabelecida entre os fenómenos naturais e o deslocamento forçado de populações é avassaladora, sendo o número de deslocados por razões climáticas superior ao número de deslocados por perseguição ou conflitos armados.

É precisamente a interligação temática entre estes desafios e o processo de desenvolvimento, bem como o nosso papel enquanto atores do desenvolvimento que a Campanha #ClimateOfChange irá focar.

A NOSSA PROPOSTA

DEBATES NACIONAIS #ClimateOfChange

Vamos organizar Debates Nacionais: torneios entre Escolas Secundárias, Universidades e Associações de Juventude, em Portugal e na União Europeia, dirigidos a jovens entre os 16-35 anos.

Pretendemos apoiar o processo de consciencialização dos jovens sobre o seu papel e as suas responsabilidades em relação às causas das alterações climáticas induzidas pela Humanidade e as suas consequências em termos de deslocação forçada e migração irregular.

Os Debates serão dinamizados ao estilo Prós e Contras, em que duas equipas argumentam com base em investigação e documentação adequada, a favor ou contra determinado tópico. A metodologia do debate irá contribuir para tornar as escolas e a comunidade educativa protagonistas dos Debates Nacionais sobre as principais questões da cidadania global. Neste sentido, trata-se de um exercício de participação, democracia e cidadania.

Os vencedores dos Debates Nacionais terão a oportunidade de ir a Bruxelas participar nos debates pan-europeus, onde poderão sair vencedores e visitar um país do Sul Global*, para que possam testemunhar os efeitos das ações climáticas junto das populações mais vulneráveis.

Consulte o documento orientador de participação para informação mais detalhada.

A CAMPANHA PAN-EUROPEIA #ClimateOfChange

O ambicioso objetivo da Campanha pan-europeia #ClimateOfChange não é apenas melhorar o conhecimento e a consciencialização dos jovens cidadãos europeus sobre os temas mais prementes da Educação para o Desenvolvimento e Cidadania Global, mas também envolvê-los e promover padrões de estilo de vida sustentáveis e uma mudança para um modelo de economia humana sustentável, dentro das nossas fronteiras planetárias.

APELO À AÇÃO

Reconhecemos que, para todas as Escolas, Universidades e Associações de Juventude, este é um período de desafios. Acreditamos que juntos, vamos conseguir organizar estes debates, partilhar novas formas de trabalho colaborativo, reforçar o conhecimento sobre cidadania global, partilhar outras visões do mundo, desenvolver competências transversais, entre outras mais valias.

Todas as Escolas Secundárias, Universidades e Associações de Juventude em Portugal, que queiram fazer parte deste movimento devem entrar em contacto connosco para manifestar o seu interesse ou para esclarecer quaisquer dúvidas.

Consulte o documento orientador de participação.

As manifestações de interesse devem ser enviados por email para aicastanheira@imvf.org e/ou msilva@imvf.org até ao final do mês de julho de 2020.

 

* O SUL GLOBAL
O Sul Global é hoje um termo usado para descrever o conjunto de países não industrializados, que partilham entre si fragilidades institucionais e económicas. Com o acelerar do processo de globalização, muitas das características que eram específicas aos países do Norte ou do Sul,  expressões cunhadas nos anos 1970, estão hoje presentes na generalidade dos países, daí a designação Sul Global.

Fotos de: UN Photo/Eskinder Debebe, 25 agosto 2011,  Malkadiida, Ethiopia | Foto de MD Duran no Unsplash | Foto de Perry Grone no Unsplash

Spread the love