
#ClimateOfChange
Campanha pan-europeia para um futuro melhor
O papel das alterações climáticas na condução das tendências migratórias atuais e futuras, juntamente com o estatuto legal das pessoas que migram como resultado dos impactos das alterações climáticas é complexo, exigindo uma compreensão detalhada dos fatores subjacentes à migração.
Sabemos hoje que os desastres naturais provocam quase 14 milhões de deslocados por ano. À medida que a crise climática se aprofunda, os deslocados do clima também aumentam. Algumas projeções apontam para que em 2050 o número de deslocados ambientais seja superior a 143 milhões. De facto, a relação estabelecida entre os fenómenos naturais e o deslocamento forçado de populações é avassaladora. No entanto, sabemos que existem outros fatores que condicionam estes números, nomeadamente a pobreza, os conflitos, as condições económicas, a degradação dos ecossistemas, a falta de governança, entre outros.
É precisamente a interligação temática entre estes desafios e o processo de desenvolvimento, bem como o nosso papel enquanto atores do desenvolvimento que a Campanha #ClimateOfChange irá focar.
Conheça o website da campanha #ClimateOfChange em www.climateofchange.info e fique a saber mais sobre esta campanha, as suas atividades e as últimas notícias.
OS NOSSOS OBJETIVOS
O ambicioso objetivo da Campanha #ClimateOfChange não é apenas melhorar o conhecimento e a consciencialização dos jovens cidadãos europeus sobre os temas mais prementes da Educação para o Desenvolvimento e Cidadania Global, mas também envolvê-los e promover padrões de estilo de vida sustentáveis e uma mudança para um modelo de economia humana sustentável dentro das nossas fronteiras planetárias.
AS NOSSAS ATIVIDADES
Com início em janeiro de 2020 e ao longo de 40 meses iremos elaborar estudos de caso e relatórios que sirvam de base teórica às atividades de sensibilização, mobilização e advocacia. Envolveremos os jovens na Campanha, não apenas recorrendo a estratégias de comunicação orientadas para a mudança, mas também através de debates e visitas de conhecimento.
O website da Campanha #ClimateOfChange, bem como os filmes, as digressões, os festivais e múltiplos eventos serão o palco da ação conjunta e mobilizadora. O trabalho de advocacia será feito em parceria com os vários atores do desenvolvimento. Só uma ação conjunta, concertada e coordenada permitirá garantir a transformação social, política, económica e ambiental que queremos ver no mundo.
O NOSSO PERCURSO
As atividades serão organizadas seguindo o eixo Conhecimento – Consciencialização – Campanha – Advocacia, assegurando que os cidadãos da União Europeia serão informados, sensibilizados, envolvidos e mobilizados para serem corresponsáveis pelo processo de desenvolvimento sustentável.
A campanha irá basear-se em estratégias e metodologias participativas, dinâmicas e orientadas para o impacto. Serão privilegiadas as ferramentas multimédia e as redes sociais. O trabalho de campanha será alicerçado numa sólida pesquisa baseada no conhecimento e análise e alimentada por uma rede de parceiros com um vasto e importante papel na promoção dos temas da Educação para o Desenvolvimento e Cidadania Global.
O NOSSO IMPACTO
Promover o conhecimento fatual sobre a relação entre as alterações climáticas e a migração, destacando a interligações temáticas globais com o atual modelo de desenvolvimento, o nosso sistema económico e o nosso próprio estilo de vida.
De facto, ao focarmos a Campanha #ClimateOfChange nas questões da emergência climática e migrações, e no papel que cada um de nós desempenha no processo de desenvolvimento, estamos simultaneamente a permitir uma reflexão crítica sobre as interligações glocais e a mobilizar para a adoção de estilos de vida sustentáveis. Um estilo de vida capaz de assegurar um mundo mais justo, mais digno e mais sustentável.
O Programa de Educação e Sensibilização para o Desenvolvimento (DEAR) da Comissão Europeia, apoia projetos que envolvam o público da União Europeia em questões mundiais de desenvolvimento social, económico e ambiental.
05/01/2021 O #ClimateofChange tem um novo vídeo! Já és parte da mudança?
18/12/2020 O website da campanha #ClimateofChange já está online!
04/11/2020 Festival Umundu Lx 2020 fomentou debate urgente sobre a transformação sustentável
25/09/2020 Consórcio #ClimateOfChange insta o Parlamento Europeu a mostrar maior ambição na migração climática
27/05/2020 IMVF aderiu à Plataforma Action for Sustainable Development
07/04/2020 Arranque da Campanha #ClimateOfChange
03/04/2020 Campanha pan-europeia para um futuro melhor: #ClimateOfChange

Duração
- 40 meses: janeiro 2020 a maio 2023
Parceiros
- WeWorld GVC Foundation (WW-GVC)
- Action Aid Hellas (AAH)
- European Environmental Bureau (EEB)
- Forum für internationale entwicklung + planung (Finep)
- Oxfam Germany (ODE)
- European Association for Local Democracy (ALDA)
- Südwind
- Alianza por la Solidaridad
- Slovenian Global Action (SLOGA)
- Hungarian Baptist Aid (HBAid)
- Buy Responsibly Foundation (BRF)
- Bulgarian Environmental Partnership Foundation (BEPF)
- Universidade de Nicósia
- Universidade de Bologna
- Município de Bolonha
Associados
- ASviS – Aliança Italiana para o Desenvolvimento Sustentável
- Município de Milão
- Noi con il Tosi
- A.C.A.B.A.S
- Österreichische Kinder und Jugendvertretung (ÖJV)
- bOJA – bundesweites Netzwerk Offene Jugendarbeit
- Fairtrade Polska Foundation
- Polish Council of Youth Organisations
- Universidade Cheikh Anta Diop (Dakar)
- Universidade Mekelle (Etiópia)

Foto de rodapé: UN Photo/Eskinder Debebe | 25 agosto 2011 | Malkadiida, Ethiopia
A fome leva milhares de somalis a fugirem para os campos de refugiados da Etiópia.
Uma refugiada somali num acampamento em Malkadiida, Etiópia.
Fugindo da seca e da fome no seu país de origem, milhares de somalis passaram a residir em campos de refugiados do outro lado da fronteira.