Mais de 42 participantes reúnem-se, a partir das principais capitais mundiais, para lançar a campanha #GoEAThical – campanha para a promoção do desenvolvimento mais justo, digno e sustentável.
Ao longo de mais de 26 horas de reuniões online, as 16 organizações parceiras de 16 diferentes países membros do projeto analisaram, debateram e construíram juntos propostas concretas de atividades a realizar nos próximos 40 meses.
A pandemia COVID-19, que apresenta multidimensionalmente diversos desafios ao processo do desenvolvimento, obrigou a uma reorganização das atividades previstas para o primeiro ano, mas mais importante, focou a necessidade de intervenção junto das populações mais vulneráveis.
Hoje é ainda mais evidente as ondas de choque provocadas por fenómenos extremos, com impacto direto em toda a cadeia de produção e, como tal, contribuem para o aumento da insegurança alimentar. Por outro lado, reconhecemos que a interligação entre alterações climáticas – segurança alimentar – migrações tem um efeito dramático na vida de milhões de pessoas. Assim, mais do que nunca, é imperativo garantir que o nosso estilo de vida está orientado para a promoção da justiça social e ambiental, em que o respeito pelos direitos humanos e pelos limites ambientais da nossa casa comum não podem ser colocados em segundo plano.
Estas são as premissas que irão orientar a realização de estudos, inquéritos, youthlabs, entre outras atividades, a ser devolvidas já nos próximos meses. Fique atento e participe!
A CAMPANHA #GoEAThical
#GoEAThical é uma campanha promovida em Portugal pelo IMVF com o financiamento da União Europeia e do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P.
De forma ativa e inovadora, esta campanha procurará que a juventude europeia se comprometa com políticas europeias de desenvolvimento que contribuam para a mitigação dos desafios globais das migrações e alterações climáticas e para a produção e consumo sustentáveis de alimentos. E reforçará a promoção dos valores fundamentais europeus dos direitos humanos e da solidariedade, bem como a capacidade de analisar as relações de interdependência que se estabelecem a nível glocal.
#GoEAThical Change for the better and feel good about it!