Os recentes acontecimentos relacionados com a onda de manifestações antirracistas em todo o mundo têm trazido a debate o tema do racismo e da desigualdade social, vigente na vida milhares de pessoas.

A vandalização e a destruição de estátuas ligadas ao colonialismo, ao segregacionismo e à escravatura; bem como a vandalização de espaços de acolhimento de migrantes, de escolas e de memoriais desencadeou o debate sobre a necessidade de se refletir sobre a pertinência dos memoriais, dos símbolos e das narrativas construídas.

Sem esquecer que, nos últimos anos, temos assistido a um crescente das narrativas securitárias contra os migrantes.

No 2º WorkLab do projeto TAS – Tese, Antítese, Síntese – Migration Labs, que irá decorrer no dia 25 de junho, entre as 17h e as 18h30, através da plataforma Zoom, serão analisadas as atuais narrativas sobre migração e as “narrativas diaspóricas”.

O Worklab será dinamizado por Tai Barroso, cocriadora do Diasporic Narratives | Narrativas Diaspóricas e por Alexa Santos, formada em Serviço Social pela Universidade Católica de Lisboa e Mestre em Género, Sexualidade e Teoria Queer pela Universidade de Leeds. Contamos também com a presença da Cooperazione Paesi Emergenti, que irá partilhar narrativas sobre as migrações em Itália.

Este WorkLab dirige-se a todos os jovens entre os 18 e os 30 anos, empenhados na promoção da justiça social e motivados para a transformação social, económica, política e ambiental. Dirige-se igualmente a todos os jovens que queiram ter um papel ativo na promoção dos valores da cidadania europeia e na melhoria das condições de exercício de participação cívicas e democráticas a nível da União Europeia, reiterando os valores da solidariedade, do diálogo intercultural, do mútuo entendimento e combatendo preconceitos relativos a migrantes e minorias.

Será o 2º de 5 WorkLabs (debates e mesas redondas), que nos permitirão analisar narrativas, equívocos e estereótipos associados a migrantes e refugiados, discursos xenófobos e discriminatórios e propaganda anti-imigração. Dos jovens que participarem em todos os WorkLabs, dois serão selecionados para o evento final em Bruxelas. Essa seleção será feira por um júri e assente nos seguintes critérios: a compreensão (clareza) do tema, a participação e relevância dos argumentos, e a capacidade de comunicar e desenvolver o raciocínio lógico.

Sabe mais sobre este WorkLab aqui.

Inscrições aqui.

Spread the love