A entrega de um lote de medicamentos, reagentes e consumíveis clínicos destinados às unidades distritais de saúde são-tomenses no âmbito do projeto Saúde para Todos – Rumo à Sustentabilidade, financiado pelo Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P e pela Direção Geral da Saúde de Portugal e implementado pelo IMVF e pela Associação Marquês de Valle Flôr (AMVF) em estreita parceria com o Ministério da Saúde de São Tomé e Príncipe, decorreu no dia 15 de julho, nas instalações do Fundo Nacional de Medicamentos, na cidade de São Tomé.
O Embaixador de Portugal em São Tomé e Príncipe, Dr. Luís Gaspar da Silva formalizou a entrega numa cerimónia que contou com a presença do Ministro da Saúde de São Tomé e Príncipe, Dr. Edgar Neves e do representante do IMVF no país, Dr. António Lima.
Os materiais entregues, no valor de cerca de 74.000 €, enquadram-se na componente do projeto que visa o apoio aos cuidados primários e preventivos de saúde, bem como aos programas nacionais de combate ao HIV/SIDA, Malária e Tuberculose, que conta com uma dotação anual de 150.000 €.
Estes medicamentos, reagentes e consumíveis clínicos irão reforçar a capacidade de resposta da primeira linha de proteção sanitária – os postos e centros de saúde distritais – evitando que muitos doentes tenham de se deslocar ao Hospital Central Dr. Ayres de Menezes para consultas e/ou tratamentos, que podem assim ser feitos próximo das suas residências, o que no atual contexto de combate à pandemia assume uma importância acrescida.
Fonte: Camões, I.P.