O IMVF vai apoiar o Governo são-tomense no combate à pandemia COVID-19 através do projeto de Apoio à Resposta à Pandemia de COVID-19 em São Tomé e Príncipe, financiado em cerca de 500 mil euros pela União Europeia e pela Cooperação Portuguesa.

O principal objetivo deste projeto é reforçar as capacidades de São Tomé e Príncipe na sua resposta às epidemias e, de forma específica, prestar apoio de emergência e reforçar a capacidade intrínseca do sistema nacional de saúde são-tomense na prevenção e controlo da epidemia de COVID-19 no país.

De salientar que a concretização deste projeto se deveu igualmente à colaboração desenvolvida com a Delegação da União Europeia na República do Gabão, que assegura a representação diplomática da UE na República Democrática de São Tomé e Príncipe.

O IMVF colabora com o Estado são-tomense na melhoria do sistema nacional de saúde do país, atualmente através do projeto Saúde para Todos – Rumo à Sustentabilidade, financiado pela Cooperação Portuguesa e pela Direção Geral de Saúde de Portugal, trabalhando para promover a melhoria, a autonomização e a progressiva sustentabilidade da prestação de cuidados de saúde preventivos, primários e especializados no país.

Assim, a par da resposta à COVID-19, o IMVF reforça também as suas ações de apoio ao sistema nacional de saúde são-tomense, mantendo ativos os programas de prevenção, tratamento e cura de outras doenças que afetam a população.

No quadro do Saúde para Todos – Rumo à Sustentabilidade, destaque para a instalação da primeira Unidade de Gastroenterologia em São Tomé e Príncipe, possível graças ao apoio financeiro da Santa Casa da Misericórdia e da Cooperação Portuguesa, que permitirá fazer todos os exames desta especialidade, como endoscopia alta e baixa, colonoscopia, entre outros. E a conclusão, este ano, da formação especializada de longo prazo em Portugal de 4 médicas são-tomenses nas especialidades em Gastroenterologia, Imagiologia, Oftalmologia e Ginecologia e Obstetrícia, uma ação financiada pela Cooperação Portuguesa, com o objetivo de reforçar as capacidades do sistema nacional de saúde são-tomense e a sustentabilidade deste Programa.

O compromisso de cooperação do IMVF com o Estado são-tomense iniciou-se em 1988, precisamente na área dos cuidados de Saúde e, desde então, o IMVF tem vindo a desenvolver uma estratégia de projetos integrada, alargando a sua intervenção a outras áreas fundamentais à melhoria da qualidade de vida da população, como a Educação, a Segurança Alimentar e o Fortalecimento Institucional, contribuindo, assim, para o efetivo Desenvolvimento Sustentável do país, tendo por base o espírito de parceria que pauta todas as intervenções desenvolvidas.

Spread the love