O projeto de promoção da inclusão de crianças e jovens com deficiências neurológicas em Cabo Verde tem como principal objetivo melhorar a qualidade de vida das pessoas com deficiências neurológicas, promovendo a integração e inclusão de crianças e jovens com deficiências neurológicas.
A ação foca-se nas deficiências neurológicas que, dentro das diversas deficiências identificadas nos censos de 2010, é das que colhe menos apoios e mais carece de informação aprofundada, exigindo por sua vez maior investimento e articulação para a inclusão dos seus portadores.
A intervenção contribui para a melhoria da qualidade de vida das pessoas com deficiências neurológicas, especificamente as crianças e os jovens. Através de uma campanha nacional de sensibilização e educação da população em geral e das famílias, das comunidades onde vivem e da comunidade educativa, em especial, irá trazer-se para a praça pública esta problemática, reduzir os preconceitos, estigmas e distanciamento social, e elucidar sobre as soluções, comportamentos e mecanismos que podem ser criados e incentivados para uma verdadeira inclusão.
O projeto tem a duração de 36 meses (de setembro de 2020 a agosto de 2023), é financiado pela União Europeia e é implementado pelo IMVF, pela SOLMI – Associação de Apoio a Iniciativas de Auto Promoção e pela FECAD – Federação das Associações de Pessoas com Deficiência.