Decorreu no dia 18 de setembro de 2020, o fórum virtual “Dinâmicas de Promoção da Equidade e Visibilidade de Género” promovido pelo projeto Territórios Sustentáveis para a Paz em Caquetá, na Colômbia. Este fórum contou com 26 participantes de 10 organizações de mulheres que colaboram com o projeto, incluindo a Red de Mujeres del Caquetá e procurou promover a aproximação e troca de experiências entre as várias iniciativas que promovem a equidade de género no Departamento colombiano de Caquetá.

Tendo como objetivo o empoderamento das mulheres que nele participaram, este fórum promoveu a divulgação e partilha de informações, ideias e iniciativas em temas centrais para as mulheres caqueteñas. Destacam-se como temas abordados o conceito de “economia dos cuidados” (i.e. todo o trabalho não remunerado, doméstico e familiar, maioritariamente exercido por mulheres) e a importância do papel das mulheres nos processos de desenvolvimento rural integral.

Reconhecendo a importância das questões de género na resolução dos problemas locais, o projeto Territórios Sustentáveis para a Paz em Caquetá tem vindo a definir e adotar uma estratégia de género nas suas diversas áreas de atividade, desde a promoção do associativismo ao investimento em cadeias produtivas lideradas por mulheres (cacau, plantas aromáticas, canangucha e pañela) e à promoção de políticas públicas municipais nesta área. Durante o fórum, as participantes puderam assim obter também uma ideia clara das ações que o projeto tem levado a cabo na promoção da visibilidade e equidade de género nos vários municípios de intervenção.

O projeto Territórios Sustentáveis para a Paz em Caquetá é implementado pelo IMVF e pela Red Adelco e financiado pelo Fundo Fiduciário da União Europeia para a Paz na Colômbia, cofinanciado pelo Camões, I.P., e conta com contribuições da governação local do Departamento de Caquetá e dos municípios de La Montañita e El Paujil, bem como de empresas privadas portuguesas presentes na Colômbia.

Spread the love