A ISS Ibéria e o IMVF firmaram, no dia 30 de setembro, através de videoconferência, um acordo de colaboração com vista à promoção e acesso ao emprego de mulheres em Cabo Verde. Assinado através da Fundação ISS Mais Um Sorriso (FMUS), o novo projeto de inclusão de crianças e jovens com deficiências neurológicas impulsiona a capacitação e o acesso ao trabalho de 15 mulheres da Ilha de Santiago, na Cidade da Praia (Cabo Verde), que têm a seu cargo um familiar com incapacidade neurológica.

O acordo com o IMVF irá servir para facilitar que as pessoas com incapacidade neurológica possam receber cuidados de profissionais em centros especializados, enquanto as suas cuidadoras se formam e têm acesso a um emprego remunerado.

O plano é diferente para as mulheres que escolham começar a sua carreira a trabalhar numa empresa e aquelas que querem apostar no seu próprio negócio. Calcula-se que, depois da formação, 50% poderá trabalhar por conta de outrem e 50% irá desenvolver o seu próprio negócio (as quais irão receber materiais e ferramentas). A União Europeia financiou 80% do projeto para o qual a Fundação ISS Mais Um Sorriso destinou um total de 40.000 euros.

Neste encontro estiveram presentes: Miguel Cruz Silvestre, Chefe de Gabinete da Secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação, Jorge Morais, Administrador Executivo do IMVF, Hermínia Ribeiro, subdiretora de projetos do IMVF, Javier Urbiola, Presidente Fundação e Presidente Executivo da ISS Ibéria, Ricard Casas, Diretor Geral de Pessoas e Cultura da ISS Ibéria, Rui Gomes, Managing Director da ISS Portugal, Tiago Rocha, Director Solutions, Sales Director & RRII ISS Portugal, Ana Vilhena, Gerente Head of Department – Employee Relations – ISS Portugal e Eulalia Devesa, Diretora de Responsabilidade Social e Corporativa & Fundaçao ISS Mais Um Sorriso, Ibéria.

Javier Urbiola, presidente da Fundação e Presidente Executivo da ISS Ibéria afirmou que “estamos muito orgulhosos da nova colaboração com a IMVF para este projeto tão encorajador e necessário em Cabo Verde que irá dar formação a 15 mulheres que têm a seu cargo uma pessoa com incapacidade. O seu objetivo não é somente melhorar a vida destas mulheres, mas também que as suas famílias possam contar com esta ajuda profissional que necessitam e que agora não abandonam”.

Por outro lado, Jorge Morais, Administrador Executivo do IMVF, destacou que “partilhamos com a Fundação ISS Mais Um Sorriso a visão de que é fundamental incentivar a igualdade em todos os âmbitos de desenvolvimento nos quais atuamos, impulsionando a autonomia económica e laboral das famílias com pessoas dependentes a seu cargo, algo que afeta especialmente as mulheres. Favorecer e potenciar o seu acesso ao mercado e a oportunidades de trabalho é chave para uma parte importante da sociedade, da economia familiar e principais transmissoras dos valores e tradições.”

Eulalia Devesa, diretora de RSC da ISS Ibéria e da Fundação ISS Mais Um Sorriso afirmou que “contamos com mais de 10 acordos de colaboração com associações dos países com as quais trabalhamos diretamente. Cáritas, o Instituto do Emprego e Formação Profissional, a Associação de Cegos de Portugal ou a Operação de Emprego para Pessoas com Deficiência são algumas das associações através das quais oferecemos oportunidades de trabalho nos diferentes serviços que fazem parte da oferta da nossa empresa. Neste sentido, na ISS Ibéria incorporámos mais de 2.000 pessoas que acolhemos, formamos e acompanhamos no seu dia-a-dia de trabalho e pessoal.”

Spread the love