A discussão sobre os “Desafios Europeus da Cooperação no âmbito da Presidência Portuguesa” teve lugar na passada sexta-feira, dia 6 de novembro, em formato online, na qual os eurodeputados Carlos Zorrinho (PS-S&D), Paulo Rangel (PSD-PPE) e Marisa Matias (BE-EUE/ENV) estiveram em conversa com Fernando Jorge Cardoso, Diretor Executivo do Clube de Lisboa e Coordenador de Estudos Estratégicos e do Desenvolvimento do IMVF, que moderou o debate.

Entre os demais temas abordados, as palavras cooperação, ajuda, migrações e parcerias ganharam lugar de destaque e serviram como fio condutor de toda a conversa. Foram elas que deram o mote, num primeiro plano, para a exposição dos temas sobre o papel da União Europeia (UE) em função dos impactos da pandemia nos países mais pobres e com fragilidades maiores; num segundo plano, abordou-se a questão das “parcerias de igual para igual”, que não sendo ainda realidade ficou claro que terão que se manter como objetivo, particularmente nas relações UE-África; e, por fim, foi debatida a questão das migrações, na sua dimensão social, climática e digital.

Esta Lisbon Talk disponibilizou um espaço de análise, reflexão e diálogo sobre a relação entre a agenda europeia e a agenda da presidência portuguesa.

Foi também sublinhada a relevância das alterações climáticas no quadro das relações Europa-África, sendo consensual a importância de se chegar a um quadro de atuação conjunta e objetivos comuns, que respeite a importância de acelerar a prosperidade nos países mais fragilizados. Foi também referida a importância de continuar a capacitar as sociedades civis e de se acelerara a transição digital.

A importância de assegurar uma maior coerência nas políticas da UE, e de reforçar a componente económica da cooperação foi realçada.

No cômputo geral, o papel da 4.ª Presidência Portuguesa nas relações de parceria entre a UE e África foi olhado como uma oportunidade para realçar a cooperação e a solidariedade a exemplo do que aconteceu em presidências anteriores.

Esta Lisbon Talk foi organizada pelo Clube de Lisboa e pelo Gabinete do Parlamento Europeu em Portugal, com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa e do IMVF, tendo sido realizada no âmbito do projeto #CoerênciaNaPresidência, financiado pelo Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. e implementado pelo IMVF, pela FEC – Fundação Fé e Cooperação e pela CIDSE – Together for Global Justice.

(Re)veja a #LisbonTalk “Desafios Europeus da Cooperação no âmbito da Presidência Portuguesa”

Spread the love