A Dra. Lagchar Barreto tornou-se a primeira médica são-tomense especialista em Gastroenterologia pela Ordem dos Médicos de São Tomé e Príncipe.

A formação especializada da Dra. Lagchar Barreto teve início em 2017 e decorreu no Serviço de Gastrenterologia do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC). Foi promovida no quadro do projeto Saúde para Todos – Rumo à Sustentabilidade, implementado em São Tomé e Príncipe pelo IMVF, pela Associação Marquês de Valle Flôr (AMVF) em parceria com o Ministério da Saúde de São Tomé e Príncipe e financiado pelo Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. e pela Direção Geral da Saúde de Portugal, a partir de uma iniciativa que surgiu em 2016 por parte da equipa portuguesa de Gastrenterologia que integra as missões a São Tomé e Príncipe promovidas pelo projeto, à data coordenada pelo Dr. José Eduardo Pina Cabral.

O exame final de especialidade da Dra. Lagchar Barreto decorreu no dia 25 de novembro, no Serviço de Gastrenterologia do CHUC e teve como júri o Prof. Dr. Pedro Figueiredo e o Dr. Francisco Portela, do Serviço de Gastrenterologia do CHUC, a Dra. Sara Campos, Gastrenterologista da Fundação Champalimaud e atual coordenadora das missões de Gastrenterologia do projeto Saúde para Todos – Rumo à Sustentabilidade e o Dr. Eduardo Neto, Bastonário da Ordem dos Médicos de São Tomé e Príncipe. Estiveram ainda presentes, como elementos convidados, o Dr. Paulo Freitas, Presidente do Conselho de Administração do IMVF, o Dr. António Lima, representante do IMVF em São Tomé e Príncipe e a Dra. Alice Bernardo, Médica Interna do Hospital Dr. Ayres de Menezes em São Tomé. Honrou a avaliação com a sua presença o Ministro da Saúde de São Tomé e Príncipe, Dr. Edgar Neves.

A Dra. Lagchar Barreto obteve, unanimemente, a classificação de Muito Bom, terminando a sua prova de graduação com 18 valores. Em breve regressará à sua terra natal para exercer atividade, onde terá um espaço para que possa continuar a colocar em praticar o seu saber.

Spread the love