No quadro do projeto Territórios Sustentáveis para a Paz em Caquetá, na Colômbia estão a ser construídas três unidades de transformação: de cacau, de produtos não lenhosos e de plantas aromáticas.
A construção destas unidades insere-se na componente produtiva do projeto, que abrange a promoção de cadeias de valor regional, a criação de emprego e o fortalecimento do tecido económico na região de Caquetá. Pretende-se, assim, agregar valor acrescentado à transformação destes produtos para aumentar o rendimento das organizações e famílias beneficiárias.
Na unidade de transformação de cacau, este fruto será transformado num produto comercial (o chocolate), facilitando o acesso a novos nichos de mercado; na unidade de transformação de produtos florestais não lenhosos será extraído o óleo de alguns produtos, nomeadamente da canangucha, e aproveitado o potencial de alguns subprodutos, que permitem a produção de farinha e outros derivados; na unidade de transformação de plantas aromáticas serão produzidos óleos essenciais e, inclusivamente, cosméticos naturais fabricados a partir destas plantas.
Estas infraestruturas encontram-se na fase final de construção e em breve estarão em funcionamento.
O projeto Territórios Sustentáveis para a Paz em Caquetá é implementado pelo IMVF e pela Red Adelco e financiado pelo Fundo Fiduciário da União Europeia para a Paz na Colômbia, cofinanciado pelo Camões, I.P., e conta com contribuições da governação local do Departamento de Caquetá e dos municípios de La Montañita e El Paujil, bem como de empresas privadas portuguesas presentes na Colômbia.