Na região de Caquetá, na Colômbia, a produção de café representa um dos principais meios de subsistência económica de muitas famílias rurais. Reconhecendo as oportunidades existentes para a comercialização desta produção nos mercados nacionais e internacionais, o projeto Territórios Sustentáveis para a Paz em Caquetá irá trabalhar com os produtores de café da região promovendo ações de sensibilização, formação e intercâmbio.

A aposta na qualidade, diferenciação e sustentabilidade ambiental da produção são fatores essenciais para assegurar o escoamento do café caqueteño a preços competitivos, convertendo-o numa fonte de rendimentos estável para famílias e comunidades da região. Neste sentido, o projeto Territórios Sustentáveis para a Paz em Caquetá promoveu um primeiro atelier teórico-prático sobre produção biológica e técnicas de pós colheita na produção de café, no qual participaram 24 produtores de 4 comunidades locais. As aprendizagens adquiridas permitirão aos agricultores conhecer e utilizar práticas produtivas com maior eficácia e menor impacto ambiental e ainda controlar os processos pós-colheita para garantir as caraterísticas únicas do café da região andino-amazónica.

A intervenção do projeto junto dos produtores de café procura promover uma visão abrangente desta atividade económica e dos fatores que têm impacto sobre a produtividade, competitividade e relação com o ambiente natural. Assim, para além das questões técnicas abordadas, os agricultores também aprenderam e refletiram sobre processos de criação de empresas, modelos associativos e a inter-relação com outras cadeias de valor, tais como o ecoturismo.

Neste processo de capacitação, as organizações de base, como associações comunitárias e associações de produtores, com as quais o projeto trabalha diretamente, têm um papel essencial na mobilização dos agricultores para a identificação de oportunidades de mercado e para a melhoria e modernização dos processos produtivos, tanto em termos de rentabilidade económica como de sustentabilidade ambiental.

O projeto Territórios Sustentáveis para a Paz em Caquetá é implementado pelo IMVF e pela Red Adelco e financiado pelo Fundo Fiduciário da União Europeia para a Paz na Colômbia, cofinanciado pelo Camões, I.P., e conta com contribuições da governação local do Departamento de Caquetá e dos municípios de La Montañita e El Paujil, bem como de empresas privadas portuguesas presentes na Colômbia.

Spread the love