Nas últimas décadas, Cabo Verde tem conseguido baixar a sua taxa de pobreza e melhorar as condições socioeconómicas das camadas mais desfavorecidas. No entanto, ainda existem segmentos da população que acedem de forma condicionada e desigual aos bens e serviços disponibilizados, como é o caso da população com deficiência.

Boa parte das pessoas com deficiência vive no seio de famílias monoparentais, chefiadas por mulheres domésticas e com baixo nível de rendimentos, tornando-as fortemente vulneráveis, sobretudo a nível económico.

relato das ONG que no terreno acompanham as pessoas com deficiência e de um estudo realizado em 2013 por Silva, Cardoso, Furtado & Fortes.

Foi neste contexto que foi realizada, no âmbito do projeto de Promoção da Inclusão das Crianças e Jovens com Deficiências Neurológicas, uma formação sobre empreendedorismo e gestão de pequenos negócios destinada a mães cuidadoras de crianças e jovens com deficiências neurológicas.

Enquadrada no eixo de intervenção 4 – atividades de empreendedorismo para os cuidadores diretos do projeto, esta formação surge como uma oportunidade para obter um conhecimento mais aprofundado dos interesses e necessidades específicas de cada beneficiária no que diz respeito à Atividade Geradora de Rendimento (AGR) ou emprego que querem desenvolver e a consequente elaboração e implementação de Planos de Desenvolvimento Individual.

Foram realizadas duas sessões de formação, com a duração de 2 dias cada e com um total de 10 horas por sessão. A primeira formação, destinada às 8 beneficiárias do Concelho de São Lourenço dos Órgãos e do Tarrafal, foi realizada em Assomada, nos dias 22 e 23 de fevereiro de 2021, e a segunda formação, destinada a 12 formandas, realizou-se no Concelho da Praia, local onde as beneficiárias residem, e decorreu nos dias 24 e 25 de fevereiro de 2021.

Estas sessões de formação tiveram como objetivo aprofundar o conhecimento da realidade social e económica das mães cuidadoras, aumentar as suas competências e capacidade de decisão em termos de escolha ou reforço de uma AGR, ou de capacitação para o emprego, elaborar planos de desenvolvimento pessoal para as formandas e contribuir para a mudança de mentalidades e o acesso a uma fonte de rendimento.

Para garantir o cumprimento dos objetivos da formação, procurou-se obter um conhecimento mais aprofundado das beneficiárias, através da adoção de estratégias metodológicas que permitiram aprofundar os conhecimentos sobre a realidade global e particular das mesmas, com vista à elaboração dos Planos de Desenvolvimento Pessoal. No decorrer da formação, foram abordadas as noções básicas de empreendedorismo (o que é ser empreendedor; porquê o empreendedorismo; como são os empresários; o que é necessário para ser um empresário; como gerar uma boa ideia de negócio) e de gestão de pequenos negócios (planificação; controlo/monitoria; recrutamento/treinamento; promoção do negócio; avaliação de custos e ganhos), os passos necessários para a criação de uma microempresa e para a elaboração de planos de negócio e de Planos de Desenvolvimento Pessoal (do empreendedor).

Em resultado desta formação, foram reforçadas as competências e a capacidade de análise e tomada de decisão de 20 mães cuidadoras no que diz respeito às AGR ou emprego, foi concedida mais informação às instituições de apoio e particularmente aos parceiros do projeto sobre as necessidades e prioridades das mães cuidadoras, foram elaborados 20 Planos de Desenvolvimento Individual e foram criadas as condições de base necessárias para facilitar o acesso a rendimento por parte das beneficiárias e para melhorar as condições de vida das respetivas famílias.

Fique a conhecer os testemunhos das beneficiárias desta formação no vídeo abaixo.

O projeto de Promoção da Inclusão das Crianças e Jovens com Deficiências Neurológicas, em Cabo Verde tem como principal objetivo melhorar a qualidade de vida das pessoas com deficiências neurológicas, promovendo a integração e inclusão de crianças e jovens com deficiências neurológicas. É financiado pela União Europeia, com o apoio do Camões, I.P. e da Fundação ISS Mais Um Sorriso (Eixo 4), implementado pelo IMVF, pela FECAD – Federação das Associações de Pessoas com Deficiência, pela SOLMI – Associação de Apoio a Iniciativas de Auto Promoção, pelo Ministério da Família e Inclusão Social de Cabo Verde, pelo Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social de Portugal, pelo Centro de Medicina de Reabilitação de Alcoitão / Santa Casa da Misericórdia e pelo Hospital Dona Estefânia – Centro Hospitalar de Lisboa Central.

Spread the love