Artwork by Quiqueg

Hoje, dia 22 de abril – Dia da Terra – lançamos oficialmente a campanha pan-europeia #ClimateOfChange – End Climate Change, Start Climate of Change, em conjunto com os 16 parceiros europeus do consórcio.

Este lançamento vai ser marcado pela dinamização de um conjunto de atividades de promoção da justiça social e ambiental, inspiradas nos resultados de um inquérito a jovens europeus em 23 países sobre as suas perceções e atitudes em relação às alterações climáticas, migrações e ao atual modelo económico, e que destaca que:

Em cada dez jovens portugueses mais de seis (63%) estão muito ou extremamente preocupados com as alterações climáticas, em comparação com a média dos jovens europeus que é inferior a 50% (46%). O inquérito revela ainda que 85% dos jovens inquiridos em Portugal consideram que o modelo económico favorece os privilegiados; e 83% acreditam que os planos do governo devem ter o combate à poluição e às alterações climáticas como prioridade.

Entre as atividades dinamizadas neste dia, destacamos o lançamento do estudo “Rumo a uma economia do bem-estar”, elaborado pela European Environmental Bureau (EEB) e Oxfam Alemanha, que defende que a sobre-exploração de recursos é o resultado de escolhas políticas.  

Numa altura em que os atuais sistemas económicos estão a ser cada vez mais questionados e postos em causa pelos mais jovens, este estudo centra o modelo económico nas pessoas. A economia depende das pessoas, que dependem da natureza e dos recursos que dela retiram. Décadas de crescimento desenfreado de extração, produção e comércio alimentaram um ciclo de destruição em grande escala. As organizações da sociedade civil de várias partes da Europa exigem mudanças políticas que nos afastem da atual economia destrutiva, rumo a uma economia social e ambientalmente justa. 

Para reforçar a necessidade de adotar novos modelos económicos, será igualmente lançado o documentário “A Revolução dos 25%”, que apresenta um conjunto de respostas comunitárias inspiradoras à economia ‘take-make-use-lose’, e que foca como parte da solução a economia de donut, que permite combinar os limites do planeta (que não devem ser ultrapassados) com as bases sociais da sociedade (que devem ser garantidas). A “Revolução dos 25%” mostra o que é possível, aqui e agora. 

Este documentário será o mote para a conversa entre Fernando Jorge Cardoso, Coordenador da área de Estudos Estratégicos e do Desenvolvimento no IMVF e Ricardo Zózimo, Professor de impacto e empreendedorismo, Leadership for Impact, na Nova SBE, às 15h, no webinar: A (re)descoberta de novos modelos económicos.

Porque se trata de uma campanha, vamos também promover uma ação de sensibilização para os estudantes da Escola Superior de Comunicação Social – Instituto Politécnico de Lisboa (ESCS-IPL), como forma de inspirar os mais jovens a participarem na tomada de decisões políticas e a garantirem que a sua voz é tida em conta na exigência da justiça climática global.  

Essa participação será ativada nesta primeira fase, através da assinatura da petição pan-europeia – Stop Climate Change, Start a Climate of Change! que será entregue à Presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, durante uma ação de campanha organizada pelo consórcio #ClimateOfChange durante a 27.ª sessão da Conferência das Partes (COP 27) da UNFCCC, prevista para novembro de 2022, em África. Com as vossas assinaturas, esperamos desencadear o debate e integrar estas exigências nas agendas políticas europeias. 

A campanha #ClimateOfChange, implementada em Portugal pelo IMVF, é cofinanciada pela União Europeia através do Programa DEAR e apoiada pelo Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. 

Sabe mais em climateofchange.info/portugal e aqui.

Segue-nos nas redes sociais para ficares a par de tudo!

Spread the love