A missão de Otorrinolaringologia esteve em São Tomé e Príncipe de 17 a 24 de abril de 2021, no quadro do projeto Saúde para Todos – Reforço do Sistema Nacional de Saúde de São Tomé e Príncipe (Especialidades e Telemedicina). Decorreu no Hospital Dr. Ayres de Menezes, na cidade de São Tomé, e contou com uma equipa de profissionais de saúde portugueses composta pela Prof.ª Doutora Cristina Caroça, pelo Enf. João Morgado e pela Terapeuta Ana Cláudia Lopes.

As principais intervenções realizadas pela equipa da missão com o apoio e intervenção dos profissionais locais abrangeram consultas de otorrino, consultas de terapia da fala, cirurgias e formação especializada.

Ao longo de uma semana de missão, no âmbito das consultas de otorrino, foram realizadas intervenções a patologias como otites de repetição, patologia tecido linfoide, disfonia, quistos branquiais e apneia obstrutiva do sono. Por outro lado, no âmbito das consultas de terapia da fala, foram realizadas intervenções a patologias como perturbações da linguagem, disfonia e alterações no desenvolvimento psicomotor.

A componente formativa foi um dos objetivos cumpridos pela equipa da missão de Otorrinolaringologia. Neste sentido, foram realizadas diversas formações em serviço destinadas a médicos e enfermeiros em contexto de bloco operatório, no decorrer das intervenções cirúrgicas de otorrinolaringologia, e em contexto de consulta.

A missão de Otorrino decorreu em simultâneo com a missão de Cirurgia Pediátrica, com o apoio clínico da Dra. Sara Pereira e do Enf. Luís Fernandes, tendo sido realizada uma sessão formativa conjunta entre a equipa da missão de cirurgia pediátrica e a de otorrinolaringologia com foco na pandemia de COVID-19.

A Missão em Números

  • 1 semana de missão
  • 56 consultas de otorrino
  • 45 consultas de terapia de fala
  • 10 intervenções cirúrgicas
  • 1 sessão formativa sobre a pandemia de COVID-19 (com a missão de Cirurgia Pediátrica)

O projeto Saúde para todos – Reforço do Sistema Nacional de Saúde de São Tomé e Príncipe (Especialidades e Telemedicina) é implementado pela AMVF – Associação Marquês de Valle Flôr, pelo IMVF em estreita parceria com o Ministério da Saúde de São Tomé e Príncipe e financiado pelo Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. e pela Direção Geral da Saúde de Portugal.

Spread the love