O Embaixador de Portugal em São Tomé e Príncipe, Dr. Rui Carmo, entregou um booster para a central de oxigénio do Hospital Ayres de Menezes (HAM) ao Ministro da Saúde de São Tomé e Príncipe, Dr. Edgar Neves. A entrega decorreu na tarde do dia 21 de maio, no Ministério da Saúde em São Tomé.

Esta entrega decorreu no seguimento da realização de uma missão de Assistência Técnica por parte de uma equipa da empresa Vedolis no âmbito do projeto de Apoio à reposição da capacidade produtiva de oxigénio no Hospital Nacional Ayres de Menezes em São Tomé e Príncipe, implementado pela Associação Marquês de Valle Flôr (AMVF) e financiado pela Cooperação Portuguesa através do Camões, I.P. 

Esta missão de assistência técnica assegurou também a manutenção necessária da fábrica de oxigénio do HAM, que se encontra agora 100% operacional, garantindo o fornecimento de oxigénio medicinal com a qualidade garantida e certificada sem interrupções futuras em caso de novas avarias do sistema, visto existir agora um compressor de reserva que irá servir de imediato nesta eventualidade.

Foi ainda assegurada a reparação de um aparelho de ar comprimido. Estas intervenções técnicas foram acompanhadas por sessões de capacitação para os técnicos locais do HAM para a devida manutenção destes equipamentos.

O principal objetivo deste projeto é reforçar a capacidade de resposta clínica a doentes com necessidade de apoio respiratório em São Tomé e Príncipe através da reposição da capacidade produtiva de oxigénio no HAM. A operacionalização do sistema de produção de oxigénio reveste-se de especial importância, na conjuntura atual, para garantir uma resposta clínica adequada aos doentes com infeção por COVID-19, tendo em conta a frequente necessidade de disponibilização de oxigénioterapia, como também para cobrir as necessidades de apoio respiratório a outras tipologias de doentes, nomeadamente no âmbito do bloco cirúrgico, doentes intervencionados e doentes anestesiados, doentes com problemas cardíacos e doentes com infeções respiratórias agudas ou crónicas.

No quadro do compromisso de cooperação com o Estado são-tomense, tanto a AMVF como o IMVF, com o financiamento da Cooperação Portuguesa através do Camões, I.P., têm vindo a desenvolver um trabalho de relevância através da implementação de projetos na área da saúde, nomeadamente o Programa Saúde para Todos e, mais recentemente, o Projeto de Apoio à Resposta à Pandemia de COVID-19 em São Tomé e Príncipe.

Spread the love