
Programa Saúde para Todos continua a revolucionar na área da telemedicina
O Programa Saúde para Todos, financiado pela Cooperação Portuguesa através do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. e da Direção Geral da Saúde de Portugal, e contanto com apoio da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (na área da Gastroenterologia), da PT Inovação / Altice Labs, da Fundação Champalimaud, e do Grupo José de Mello Saúde, entre muitos outros, realiza um novo avanço histórico na área da Telemedicina, agora com a inauguração da TeleGastro®, uma solução tecnológica pioneira que permite a avaliação gastroenterológica de pacientes, em tempo real, entre dois continentes.
A sessão inaugural da TeleGastro® decorrerá em direto, entre São Tomé (Hospital Dr. Ayres de Menezes) e Lisboa (sede do IMVF) já no próximo dia 18 de junho (11h STP – 12h PT).
A TeleGastro® passará a permitir a observação simultânea de pacientes por uma equipa são-tomense (a qual integra a primeira médica especialista em Gastroenterologia do país, que concluiu a sua formação, em Portugal, em novembro 2020, com o apoio do Programa Saúde para Todos) e por médicos especialistas da área de gastroenterologia, da Fundação Champalimaud, em Lisboa.
Com a TeleGastro® passará a ser possível o rastreio (nomeadamente, através da realização de exames invasivos, como endoscopias e colonoscopias), a prevenção e o tratamento de várias patologias ao nível do esófago, estomago, duodeno e anorretal, oferecendo possibilidade de diagnósticos e orientação terapêutica, em tempo útil, com inegáveis vantagens para os pacientes e com impacto na redução do número de evacuações, que em muitos casos passarão a ser desnecessárias.
A especialidade de Gastroenterologia vem juntar-se à plataforma de Telemedicina Medigraf®, a qual já integra as especialidades de Cardiologia, Imagiologia, Oftalmologia, Otorrinolaringologia, Dermatologia, entre outras. Esta plataforma pioneira nasceu em 2011 fruto de uma parceria com a Fundação PT e com a PT Inovação agora Altice Labs, e veio permitir ultrapassar as barreiras de tempo e espaço e dar um salto qualitativo sem precedentes, na área da Cooperação em Saúde entre São Tomé e Príncipe e Portugal.
Inauguração da nova Unidade de Imagiologia e Telemedicina
Também no dia 18 de junho será inaugurada a nova Unidade de Imagiologia e Telemedicina no Hospital Dr. Ayres de Menezes, após realização de intervenções infraestruturais promovidas pelo Programa Saúde para Todos. As instalações foram ampliadas, melhoradas e atualizadas com novos equipamentos, a rede interna de Telemedicina no Hospital Dr. Ayres de Menezes foi alargada com a integração da funcionalidade de digitalização direta de diversos equipamentos de Imagiologia (Raio X, Ecografia e Mamografia) e de outras especialidades como a Oftalmologia, a Otorrinolaringologia ou a Cardiologia, entre outras, o que permitirá potenciar a utilização de sistema de Telemedicina no hospital.
O Saúde para Todos
O Programa Saúde para Todos – teve início em 1988 em São Tomé e Príncipe – é implementado pelo Instituto Marquês de Valle Flôr (IMVF), pela Associação Marquês de Valle Flôr (AMVF) em estreita parceria com o Ministério da Saúde de São Tomé e Príncipe, e tem vindo a contribuir de forma decisiva para a crescente acessibilidade, equidade e eficácia na prestação de cuidados de saúde no país. Os indicadores de saúde deste arquipélago confirmam o impacto do programa, figurando atualmente entre os melhores da África Subsariana.
O Programa Saúde para Todos adotou desde o início uma estratégia faseada e em crescendo. Começou por atuar apenas num distrito e hoje cobre a totalidade do território. Inicialmente com enfoque nos cuidados preventivos e primários, passou progressivamente a integrar os cuidados especializados, o combate às Doenças Não Transmissíveis e o apoio a diversas áreas de especialidade via Telemedicina.
A fase atual do Programa, que teve início em janeiro de 2021, centra-se na consolidação e no aprofundamento das intervenções anteriores em matéria de cuidados de saúde especializados e Telemedicina de forma a responder às crescentes exigências técnicas, tecnológicas, infraestruturais e de equipamento decorrentes da especialização progressiva do setor.
Os importantes saltos qualitativos no quadro do Programa Saúde para Todos têm sido possíveis graças à conjugação de esforços de várias entidades, sendo de destacar o papel central da Cooperação Portuguesa através do Camões -Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. e da Direção Geral da Saúde de Portugal, enquanto principais financiadores do Programa Saúde para Todos. São igualmente de realçar o apoio continuado do Grupo José de Mello Saúde, da Fundação Champalimaud, e da PT Inovação agora Altice Labs, entre outros, em parceria com o Ministério da Saúde de São Tomé e Príncipe. A exemplaridade da coordenação de esforços em prol de uma maior eficácia e impacto explicam os avanços que se têm verificado na área da cooperação para a saúde.
O IMVF
O Instituto Marquês de Valle Flôr (IMVF) é uma Fundação para o desenvolvimento e a cooperação, que iniciou atividade como Organização Não Governamental para o Desenvolvimento (ONGD) há mais de 30 anos em São Tomé e Príncipe. O Instituto tem como propósito a promoção da dignidade humana, o apoio às populações mais vulneráveis, o empoderamento de comunidades, entidades públicas e sociedade civil, e o contributo para um planeta mais sustentável.
A saúde é uma área de intervenção prioritária do IMVF, dada a sua centralidade no desenvolvimento e na qualidade de vida das populações. A ação do IMVF é feita em sintonia com entidades públicas, em ações estruturadas e sustentáveis, com realce, entre outros, para a saúde materno e infantil e com apoio de meios inovadores da telemedicina.