A Cidade da Praia acolheu, nos dias 16 e 17 de agosto, a ação de formação “Empreendedorismo e Gestão de Pequenos Negócios” destinada a mães cuidadoras de crianças e jovens com deficiências neurológicas.
No âmbito do projeto Promoção da Inclusão de Crianças e Jovens com Deficiências Neurológicas, esta formação insere-se no 4º eixo de intervenção “Melhorar e promover a integração socioeconómica das famílias” do projeto.
Promover o rendimento das famílias é fundamental para que o processo de inclusão das crianças e jovens com deficiência seja implementado. Com o objetivo de contribuir para a melhoria e promoção da integração socioeconómica das famílias, a formação visou capacitar e apoiar 80 cuidadoras diretas.
Através de atividades focadas no empreendedorismo desenvolvidas no âmbito desta formação pretendeu-se que as cuidadoras adquirissem competências em matéria de gestão de pequenos negócios e criassem as suas próprias atividades geradoras de rendimento que as permitam trabalhar e ter acesso a rendimento estando na sua casa, de forma a garantir disponibilidade de tempo para acompanhar os seus filhos.
O projeto Promoção da Inclusão de Crianças e Jovens com Deficiências Neurológicas promove atividades de comunicação, informação e educação para a mudança de atitudes e comportamentos com o objetivo de sensibilizar a população, incluindo comunidades de residência, comunidade escolar e famílias, e fomentar a existência de um ambiente propício à inclusão de crianças e jovens com deficiências neurológicas.
Segundo o coordenador local do projeto, Mário Moniz, para além da vertente de sensibilização, o projeto pretende apoiar e reforçar as ações da Federação das Associações de Pessoas com Deficiência (FECAD) e das Associações que trabalham diretamente com pessoas com deficiências neurológicas, nomeadamente através da capacitação de fisioterapeutas na área neurológica e do reforço da capacidade do centro em termos de equipamentos.
O Projeto Promoção da Inclusão de Crianças e Jovens com Deficiências Neurológicas, financiado pela União Europeia e pela Cooperação Portuguesa através do Camões, I.P., é implementado pelo IMVF em parceria com a Associação de Apoio às Iniciativas de Auto Promoção (SOLMI) e com a Federação das Associações de Pessoas com Deficiência (FECAD).
Iniciado em setembro de 2020, o projeto tem a duração de 3 anos e pretende melhorar a qualidade de vida das pessoas com deficiências neurológicas através da promoção da integração e inclusão de crianças e jovens com deficiências neurológicas.
Para esse efeito, foram definidos quatro eixos de intervenção: fomentar a existência de um ambiente propício à inclusão de crianças e jovens com deficiências neurológicas; aumentar a coerência das políticas públicas para a inclusão e melhoria dos cuidados; reforçar as competências das associações da área de intervenção e cuidadores, e melhoria dos cuidados prestados; melhorar e promover a integração socioeconómica das famílias.
Créditos Foto: Inforpress