A 34.ª missão da especialidade de Oftalmologia esteve em São Tomé e Príncipe, no âmbito do projeto Saúde para Todos – Reforço do Sistema Nacional de Saúde de São Tomé e Príncipe (Especialidades e Telemedicina).

A missão decorreu entre 28 de agosto a 11 de setembro de 2021, no Hospital Dr. Ayres de Menezes (HAM), na cidade de São Tomé, e contou com uma equipa de profissionais de saúde portugueses composta pelo Dr. Luís Dias Pereira e pela Enf.ª Anabela Raposo, e com a primeira médica são-tomense especialista em Oftalmologista, Dra. Grimalde Trindade.
Ao longo de duas semanas de missão foram realizadas 326 consultas médicas e 70 consultas de enfermagem a doentes são-tomenses, nas quais as principais patologias identificadas foram: catarata (adulto/idade pediátrica), glaucoma, trauma (adulto/idade pediátrica), ametropias e ambliopias. Foram realizadas 66 intervenções cirúrgicas a patologias como catarata (adulto e idade pediátrica), glaucoma, pterigeo e tumores.
Para além das ações médicas e de enfermagem foi realizada, no dia 10 de setembro, uma sessão clínica no auditório do HAM, intitulada “Novas instalações e equipamentos do iSee® e Teleye® (consulta e bloco operatório)”, que abordou aspetos relacionados com o Projeto de Rastreio de Retinopatia Diabética e com o Serviço de Oftalmologia do HAM.
A Missão em Números
- 2 semanas de missão
- 3 profissionais de saúde especializados
- 326 consultas médicas
- 70 consultas de enfermagem
- 66 intervenções cirúrgicas
- 1 sessão clínica “Novas instalações e equipamentos do iSee ® e Teleye ® (consulta e bloco operatório)”
No decorrer da 34.ª missão da especialidade de Oftalmologia a São Tomé e Príncipe foi ainda garantida a formação em contexto de trabalho de profissionais de saúde são-tomenses, assim como foram realizadas e coordenadas avaliações clínicas de doentes, para posterior indicação de doentes para evacuação sanitária e elaboração dos respetivos relatórios médicos.
Na sequência da chegada de novos equipamentos adquiridos para os gabinetes de consulta e para o bloco operatório, os elementos que integraram esta missão colaboraram com os profissionais locais no processo de instalação desses mesmos equipamentos, para além do contínuo apoio na gestão, operação e manutenção de equipamentos médicos e cirúrgicos.
“Foram instalados todos os equipamentos adquiridos e apurado o seu normal funcionamento quer no bloco operatório, quer nos novos gabinetes de consulta.”
Dr. Luís Dias Pereira, chefe da missão médica de Oftalmologia
Considerando o elevado número de doentes que continuam a apresentar perda de visão ou sinais de cegueira, foram divulgados nos meios de comunicação social alertas com normas para a prevenção primária de patologias como glaucoma, ambliopia, trauma ocular e patologias oftálmicas em idade pediátrica, de modo a sensibilizar para as consequências destas patologias na saúde e informar a população local para que possam evitar comportamentos de risco associados a estas patologias.
Fazendo um levantamento global da 34.ª missão da especialidade de Oftalmologia a São Tomé e Príncipe, o chefe da missão, Dr. Luís Dias Pereira concluiu:
“Foram atingidos os objetivos propostos para esta deslocação, foram prestados cuidados de saúde, médico-cirúrgicos, especializados a um número significativo de são-tomenses e foi dada formação no trabalho aos enfermeiros/técnicos locais.”
Dr. Luís Dias Pereira, chefe da missão médica de Oftalmologia
O projeto Saúde para todos – Reforço do Sistema Nacional de Saúde de São Tomé e Príncipe (Especialidades e Telemedicina) é implementado pela AMVF – Associação Marquês de Valle Flôr, pelo IMVF em estreita parceria com o Ministério da Saúde de São Tomé e Príncipe e financiado pelo Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. e pela Direção-Geral da Saúde de Portugal.