8.ª missão da especialidade de Gastroenterologia esteve em São Tomé, no âmbito do projeto Saúde para Todos – Reforço do Sistema Nacional de Saúde de São Tomé e Príncipe (Especialidades e Telemedicina).

A missão decorreu entre 11 e 18 de setembro de 2021, na Unidade de Endoscopia Digestiva do Hospital Dr. Ayres de Menezes (HAM), na cidade de São Tomé, e contou com uma equipa de profissionais de saúde portugueses composta pela Dra. Sara Campos, pela Dra. Tânia Meira e pela Enf.ª Cátia Carreira.

As principais intervenções realizadas no decorrer desta missão incluíram exames endoscópicos, apoio à urgência e capacitação dos profissionais locais. Durante a missão foram discutidos 13 casos clínicos observados em consulta, nas quais foi possível diagnosticar patologias como hepatites virais, colite ulcerosa, síndrome de Lynch, condições pré-malignas gástricas, alergia à proteína de vaca (causa de hemorragia digestiva baixa), neoplasias do tubo digestivo, coledocolitíase e doença ulcerosa péptica complicada. Foram ainda realizadas 60 intervenções endoscópicas, incluindo 19 endoscopias altas8 colonoscopias e 33 proctologias. Na sequência das diferentes intervenções endoscópicas foram diagnosticadas patologias como varizes esofágicas, doença ulcerosa péptica, estenose pilorobulbar, neoplastia maligna gástrica, pólipos do cólon, colite ulcerosa, neoplastia maligna do cólon, patologia hemorroidária, fissura anal e fístula anal.

Ao longo de uma semana de missão, foram também realizados diversos exames terapêuticos, dos quais se destacam: 5 laqueações elásticas efetuadas em doentes com varizes esofágicas grandes; 2 polipectomias de pólipos do cólon; 17 escleroses de hemorróidas com polidocanol espumoso; e 1 laqueação de hemorroidas.

“Com a recente restruturação da Unidade de Gastroenterologia Dr. José Eduardo Pina Cabral e formação complementar da Dra. Lagchar Barreto, há atendimento médico especializado e regular e uma triagem mais eficiente dos casos. Desde modo, é possível selecionar os casos de maior complexidade para as missões de Gastroenterologia, rentabilizando estes períodos para otimização das competências da equipa de profissionais de Gastroenterologia em São Tomé.”

Dra. Sara Campos, chefe da missão médica de Gastroenterologia

Para além da componente assistencial, esta missão teve uma importante componente formativa, que incluiu a capacitação dos profissionais de saúde (médicos e enfermeiros) ligados à Gastroenterologia através de formação contínua em contexto de trabalho, assim como a realização de uma sessão destinada à equipa de enfermagem sobre “A abordagem endoscópica na hemorragia digestiva”.

A Missão em números

  • 1 semana de missão
  • 3 profissionais de saúde especializados
  • 60 intervenções endoscópicas
  • 13 casos clínicos observados em consulta discutidos
  • 1 sessão clínica “A abordagem endoscópica na hemorragia digestiva”

“A missão cumpriu os objetivos definidos, contando para tal com uma equipa de profissionais motivados e empenhados, esperando, com missões futuras, continuar a contribuir para melhorar as condições de saúde de São Tomé e Príncipe.”

Dra. Sara Campos, chefe da missão médica de Gastroenterologia

Durante 2022 está prevista a continuação das missões de especialidades médicas em São Tomé e Príncipe no âmbito do projeto Saúde para todos – Reforço do Sistema Nacional de Saúde de São Tomé e Príncipe (Especialidades e Telemedicina), implementado pela AMVF – Associação Marquês de Valle Flôr e pelo IMVF em estreita parceria com o Ministério da Saúde de São Tomé e Príncipe, e financiado pelo Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. e pela Direção-Geral da Saúde de Portugal.

Spread the love