A Primeira-dama de Cabo Verde, Débora Carvalho, visitou as instalações do Centro de Cuidados e Reabilitação gerido pela Federação Cabo-Verdiana das Associações de Pessoas com Deficiência (FECAD), em Cidadela, na Cidade da Praia, na tarde de 12 de abril, para conhecer o trabalho que tem sido desenvolvido em prol das crianças e dos jovens com patologias neurológicas.

Esta visita aconteceu no âmbito do projeto de Promoção da Inclusão de Crianças e Jovens com Deficiências Neurológicas, cujo objetivo é melhorar a qualidade de vida das pessoas com deficiências neurológicas e promover a integração e inclusão de crianças e jovens com deficiências neurológicas, através de campanhas de sensibilização, reforço de competências, tanto por via da formação e apoio financeiro, como da promoção da integração socioeconómica das famílias.

Durante a visita, a coordenadora do Centro e assistente técnica do projeto, Lívia Brito, afirmou ser o transporte das crianças casa-centro-casa um dos maiores problemas enfrentados neste momento, uma vez que a maioria das crianças reside no extremo norte e o Centro localiza-se no extremo sul.

Conhecendo de perto o funcionamento do Centro e as dificuldades vividas pelas crianças e suas famílias, assim como pelos profissionais que as atendem, a Primeira-dama demonstrou interesse pela mobilização social, no sentido de ajudar na resolução dos problemas apontados.

“Acho que a sociedade cabo-verdiana precisa consciencializar-se de que muitos dos desafios sociais que temos, só vamos ultrapassá-los, efetivamente, se houver aqui um consórcio de todos”, afirmou.

Na ocasião, destacou a importância de um “Djunta Mon” dos cabo-verdianos residentes e na diáspora e fez um apelo ao voluntariado dos profissionais das diferentes áreas, doando parte das suas férias, por exemplo, para apoiar na formação e capacitação dos pais e outros profissionais, assim como no atendimento dessas crianças

O evento contou ainda com a presença da Dra. Odete Serra, adida da Cooperação Portuguesa, que representou o Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P.

O projeto de Promoção da Inclusão de Crianças e Jovens com Deficiências Neurológicas, que decorre até agosto de 2023, é financiado pela União Europeia e cofinanciado pelo Camões, I.P. e é implementado pelo IMVF, pela Associação de Apoio a Iniciativas de Auto Promoção (SOLMI) e pela FECAD.

 

Spread the love