A 3.ª edição do curso técnico em Avicultura e Veterinária vai decorrer entre 16 de maio a 2 de junho, na Escola de Artes e Ofícios de Quelelé, em Bissau, no âmbito da Ação Ianda Guiné! Galinhas.

Esta formação tem como objetivos permitir que os participantes aprofundem conhecimentos na área da avicultura e saúde animal, capacitando-os para que possam contribuir para o desenvolvimento desta fileira na Guiné-Bissau, através do desenvolvimento de iniciativas próprias de criação de galinhas e de serviços que possam vir a prestar a terceiros, potenciado o aumento da geração de rendimento.

Qualquer pessoa que queira complementar os seus rendimentos pode criar galinhas. Porquê criar galinhas?

  • Contribui para erradicar a pobreza;
  • Contribui para erradicar a fome e para melhorar a nutrição das crianças;
  • Contribui para a igualdade de género, empoderando as mulheres;
  • Contribui para a criação de trabalho digno e o crescimento económico;
  • Contribui para a produção e o consumo sustentável.

Todavia, na Guiné-Bissau o acesso a ração e pintos de dia é desafiante. A mortalidade da produção animal nas tabancas por vezes atinge os 80%. O custo de venda das galinhas é superior ao seu custo de produção. Como conseguir ser um empreendedor na área da avicultura, de modo a contribuir para o desenvolvimento da fileira no país e aumentar os rendimentos da família? Através de formação profissionalizante, especializada em avicultura e saúde animal.

Público-Alvo: maiores de 18 anos, com escolaridade mínima obrigatória, boa compreensão da língua portuguesa e interesse pela produção avícola.

Custo: 50 000 XOF por formando, com possibilidade de cofinanciamento até 60% da propina (30.000 XOF), mediante frequência e avaliação positiva através da Ação Ianda Guiné! Galinhas.

Documentos para inscrição: Certificado de Habilitações e Bilhete de Identidade.

Inscrições abertas até às 16 horas do dia 9 de maio, em Bissau (Escola de Artes e Ofícios, Bairro de Quelelé, Escritório da sede da Ação Ianda Guiné! Galinhas (Mani Tese), Bairro Luanda e Sede da CEDAVES, Bairro de Antula) e em Cacheu (Sede da COAJOQ, em Canchungo, ao km1 da estrada de Cachiobar).

Mais informações AQUI.

Na edição anterior, em 2021, foram formados 21 produtores e empreendedores em avicultura. Espera-se, este ano, manter-se o mesmo registo.

Esta formação conta com a colaboração de docentes da Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Bragança e de técnicos da Direção Geral de Pecuária da Guiné-Bissau.

Esta é uma atividade promovida pela Ação Ianda Guiné! Galinhas, implementada pelo IMVF, pela ONG italiana MANI TESE, pela ONG guineense Asas de Socorro e pela Universidade de Turim, com o apoio da Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Bragança, no âmbito de Ianda Guiné!, um programa da União Europeia desenvolvido em parceria com oito ações complementares, coerentes e harmonizadas que concorrem para o mesmo objetivo: promover soluções para problemas sociais e novas oportunidades económicas.

Spread the love