Na manhã do dia 10 e na tarde do dia 12 de maio, decorreu, em São Tomé, a Ação III das Jornadas Científico-Pedagógicas “Educação e Formação de Professores em STP: Analisar o Presente para Projetar o Futuro”, uma iniciativa conjunta do Ministério da Educação e Ensino Superior de São Tomé e Príncipe (MEES) e do Programa de Apoio Integrado ao Setor Educativo de São Tomé e Príncipe (PAISE-STP).
Desta vez, o tema em destaque foi a formação contínua de professores, tomando como ponto de partida a experiência que tem sido vivida no âmbito dos 4 programas de formação que o PAISE-STP tem vindo a implementar com o MEES, nas áreas de Português, Matemática, Inglês e Ciências Naturais/Biologia.
Dividida em duas partes (consultar Programa), de modo a facilitar a participação do maior número possível de professores, esta ação contou com a colaboração dos assessores técnico-científicos das formações, das Universidades de Aveiro e de Évora (PT), que levaram a numerosa plateia (cerca de 70 pessoas em cada dia) a refletir sobre o papel e a relevância da formação contínua para o desenvolvimento profissional de um professor. Também foram tema de debate os programas de formação dinamizados no quadro do PAISE-STP, nos quais se destaca a relevância do trabalho colaborativo e das intervenções acompanhadas para a consolidação dos conhecimentos dos formandos e a facilitação da transição teoria-prática em sala de aula.
Após os momentos em plenário, os participantes tiveram a possibilidade de realizar oficinas didáticas, dinamizadas pelos formadores do PAISE-STP e pelas assessorias.
O balanço final foi bastante positivo, com vários participantes a acompanhar o trabalho nos dois dias e com muitos testemunhos do quanto a Ação tinha sido útil e esclarecedora, expressando o desejo de que este tipo de iniciativas seja mais frequente e aberto a todos os interessados.
O Programa das Jornadas pode ser consultado aqui.
Leia as notícias sobre o lançamento das Jornadas Científico-Pedagógicas 2022, que decorreu no dia 8 de abril, aqui e sobre a Ação II com o tema “Avaliação de Escolas”, que decorreu no dia 29 de abril, aqui.
O PAISE-STP tem como objetivo contribuir para a melhoria do sistema educativo de São Tomé e Príncipe e, de forma especifica, contribuir para o aumento das competências e da qualificação profissional do corpo docente do ensino secundário; promover o desenvolvimento de capacidades institucionais da USTP e do MEES de São Tomé e Príncipe; e contribuir para a melhoria do funcionamento do sistema educativo, em particular no que concerne ao domínio da gestão e administração escolar.
Este projeto é financiado pelo Camões, I.P. e é implementado pelo MEES de São Tomé e Príncipe, pela Associação Marquês de Valle Flôr (AMVF), pela USTP, pela Universidade de Aveiro e pela Universidade de Évora.