No âmbito das atividades da campanha “Tudu Fidju di Cabo Verde”, o Projeto de Promoção da Inclusão de Crianças e Jovens com Deficiências Neurológicas, em Cabo Verde, apoiou a final da 3.ª edição do Concurso de Leitura e Escrita nas Escolas do concelho da Praia sobre o tema da “Inclusão”, com o objetivo sensibilizar os alunos para a aceitação da diferença.
A iniciativa decorreu na tarde do dia 10 de junho, na Biblioteca Nacional da cidade da Praia e contou com a participação dos alunos dos agrupamentos e das escolas não agrupadas da cidade da Praia e da comissão organizadora do concurso, da coordenadora do 3.º ciclo da disciplina da Língua Portuguesa do concelho da Praia e dos professores da Língua Portuguesa do 5.º e 6.º ano. No evento estiveram também presentes a Secretária de Estado do Ensino Superior de Cabo Verde, Dra. Eurídice Furtado Monteiro, representantes das entidades financiadoras do projeto, União Europeia e Camões, I.P., bem como representantes das entidades implementadoras do projeto.
Os alunos Igor de Pina, da escola Amor de Deus e Nara Centeio, da escola de Capelinha Fazenda foram os vencedores do concurso, conquistando o primeiro lugar na categoria de leitura e escrita, respetivamente.
Em nome do grupo disciplinar de Língua Portuguesa do 2.º ciclo, a Prof.ª Zenaida Teixeira agradeceu o apoio do projeto e afirmou: “Congratulamos com todo o trabalho que têm desenvolvido em prol das crianças especiais da nossa comunidade educativa e não só. E, porque “incluir” é nossa missão e “aceitar” é nosso desafio, como professores/educadores prometemos continuar esta campanha de sensibilização nas nossas escolas junto dos alunos para promover a aceitação e o respeito pela diferença”.
Esta edição contou com um total de 25 alunos finalistas do 5.º e 6.º anos das escolas da cidade da Praia, sendo 11 do 6.º ano (Escrita) e 14 do 5.º ano (Leitura). Além da leitura expressiva, o evento contou com momentos de declamação de poesia, contos, teatro, etc.
O Projeto de Promoção da Inclusão de Crianças e Jovens com Deficiências Neurológicas tem como principal objetivo melhorar a qualidade de vida das pessoas com deficiências neurológicas, especificamente promovendo a integração e inclusão de crianças e jovens com deficiências neurológicas.
O projeto, que decorre até agosto de 2023, é financiado pela União Europeia, cofinanciado pelo Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. e é implementado pelo IMVF, pela Associação de Apoio a Iniciativas de Autopromoção (SOLMI) e pela Federação das Associações de Pessoas com Deficiência (FECAD).