Está disponível o documento de síntese do projeto Territórios Sustentáveis para a Paz em Caquetá, na Colômbia, que tem como mote um desenvolvimento rural que fomente a reconciliação e a consolidação da paz.

Este documento descreve a lógica de intervenção que guiou cada uma das componentes do projeto, a saber: componente 1) produção agrícola inclusiva e sustentável; componente 2) reincorporação e reconciliação; componente 3) fortalecimento do tecido organizativo territorial; e componente 4) infraestruturas para o desenvolvimento, e outras componentes transversais, como o género, o ambiente, as alianças intersectoriais, bem como os principais resultados alcançados e as lições aprendidas ao longo do projeto.

Este foi um projeto inovador num contexto desafiante e em permanente mudança. Partilhar e capitalizar as lições aprendidas facilita não só a análise dos resultados, como também contribui para a sustentabilidade dos processos, para o reforço de capacidades institucionais e para o enriquecimento de iniciativas futuras, quer na Colômbia, quer noutras regiões afetadas por conflitos.

Consulte o documento AQUI.

O projeto Territórios Sustentáveis para a Paz em Caquetá é implementado pelo IMVF e pela Red Adelco e financiado pelo Fundo Fiduciário da União Europeia para a Paz na Colômbia, cofinanciado pelo Camões, I.P., e conta com contribuições da governação local do Departamento de Caquetá e dos municípios de La Montañita, El Paujil e El Doncello, bem como a empresa portuguesa Mota Engil.

Spread the love