O Fórum das Cooperativas Integrais vai decorrer nos dias 2 e 3 de outubro de 2022, na Casa Branca (Escoural), em Montemor-o-Novo e pretende ser uma oportunidade para dar a conhecer os projetos e as experiências de cada cooperativa, reconhecer os desafios que as organizações e regiões enfrentam, e perceber como podem colaborar e criar sinergias dali para a frente. Vão ser debatidos diversos temas, nomeadamente: como promover sistemas alimentares mais éticos e sustentáveis; quais as formas possíveis de trocas entre cooperativas; que modelos existem de habitação cooperativa; entre muitos outros.

Programa, inscrições e mais informações AQUI.

O surgimento de cooperativas em Portugal integrais é revelador da vontade dos seus membros contribuírem de forma organizada, assertiva e inovadora para a resolução dos principais desafios das comunidades onde estas cooperativas operam. A sua organização com base nos princípios de democracia direta (assembleia aberta), cooperação em rede e descentralização permite-lhes envolver toda a comunidade numa resposta interligada a esses desafios.

O Fórum é coorganizado pela Estação Cooperativa, Cooperativa da Terra, Rizoma Coop, Regenerativa Cooperativa, Minga Montemor e apoiado pelo IMVF através da campanha #OurFood.OurFuture, financiada pela União Europeia e apoiada pelo Camões, I.P.

Spread the love