O IMVF e o Instituto Timbuktu – African Center for Peace Studies assinaram, no dia 12 de outubro, um Memorando de Entendimento para promover esforços conjuntos na área da produção de conhecimento, no que diz respeito à promoção e manutenção da paz em África. A assinatura decorreu na sede do IMVF com a presença do Dr. Bakary Sambe, Diretor Regional do Instituto Timbuktu e dos Administradores Executivos do IMVF, Dr. Ahmed Zaky, Dra. Carolina Quina e Dr. Jorge Morais.
Este Memorando de Entendimento visa inspirar soluções inovadoras para os problemas em África, a partir de contributos africanos, incluindo decisores políticos e parceiros locais, que possam, por sua vez, ser capitalizados através de estudos, conferências e iniciativas conjuntas que respondam concretamente aos desafios do desenvolvimento solidário e sustentável, nomeadamente para a prevenção do extremismo violento e promoção da democracia e da paz.
A existência deste Memorando contribuirá para um melhor diálogo entre os especialistas africanos e europeus, para o fortalecimento institucional e para a participação conjunta em projetos, formações, seminários e publicações nacionais e internacionais de natureza técnica e científica.
Sobre o este Memorando, o Dr. Bakary Sambe sublinhou a predisposição do IMVF
“para compreender as dinâmicas locais e, especialmente, para valorizar as estratégias endógenas, para estar numa lógica de parceria e não numa lógica de dominação, para que juntos possamos construir soluções sustentáveis de segurança e estabilidade no continente africano, extensíveis a todo o mundo”.
O Instituto Timbuktu tem como linha orientadora da sua ação “um mundo de paz e justiça sustentável onde a convivência é construída e reforçada através da investigação inclusiva e da ação permanente e do diálogo político e comunitário”.
Neste sentido, o Dr. Bakary Sambe refere que a criação do Instituto Timbuktu surge pois
“importava criar instituições que se encarregassem das questões africanas, refletindo sobre os nossos problemas a partir das nossas próprias realidades e do nosso próprio paradigma.”
A colaboração entre o IMVF e o Instituto Timbuktu, nasceu no quadro do projeto Observatório da Paz – Nô Cudji Paz, o qual, segundo Dr. Bakary Sambe
“é um projeto original, uma das primeiras iniciativas na Guiné-Bissau (na prevenção do radicalismo e extremismo violento), país que está em grande necessidade dada a sua história política, mas também face aos desafios de hoje.”
E acrescenta:
“Tem sido realizado muito trabalho de investigação no terreno, recolha de dados, mas também consulta das partes interessadas, tanto na sociedade civil, como a nível religioso, mas na realidade é um projeto que, na minha opinião, é original na medida em que parte de uma abordagem inclusiva, mas de realidades endógenas, e coloca toda a perícia necessária em sinergia, envolvendo verdadeiramente a própria sociedade Bissau-guineense e todos os atores para construírem juntos a paz de que o país precisa.”
Para além do reforço das relações institucionais entre o IMVF e o Instituto Timbuktu, o Presidente do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P., Embaixador João Ribeiro de Almeida, recebeu Bakary Sambe, acompanhado pela Administradora Executiva do IMVF, Dra. Carolina Quina, no dia 14 de outubro, na sede do Camões, I.P. No encontro foi apresentado o trabalho que a Timbuktu realiza na região do Sahel e na África Ocidental no âmbito da prevenção do radicalismo e extremismo violento, e na promoção de iniciativas de diálogo para a paz, bem como a experiência de colaboração com o IMVF e a Liga Guineense dos Direitos Humanos (LGDH) no âmbito do projeto Observatório da Paz – Nô Cudji Paz.
O Dr. Bakary Sambe viajou a Portugal para participar como orador na 5.ª edição das Conferências de Lisboa com o tema “Rumo a uma Nova Ordem Mundial?”, no dia 13 de outubro, na Fundação Calouste Gulbenkian, tendo integrado o painel “A Hierarquia das Guerras: Boas, Más, Espetaculares?” (um resumo dos principais contributos do Dr. Bakary Sambe podem ser consultados aqui).
À margem da Conferência, decorreu um encontro com o Ministro dos Negócios Estrangeiros de Portugal, Dr. João Gomes Cravinho, o qual relevou a importância do Observatório da Paz e o envolvimento de entidades como o Instituto Timbuktu, dada a sua experiência na área da PREV.
O Observatório da Paz – Nô Cudji Paz é um projeto que pretende contribuir para o diálogo e a prevenção da radicalização e do extremismo na Guiné-Bissau, através do reforço da participação, trabalho em rede e estabelecimento de parcerias estratégicas entre Organizações da Sociedade Civil (OSC) e outros atores sociais e políticos. É financiado pela União Europeia e implementado pelo IMVF e pela Liga Guineense dos Direitos Humanos (LGDH) e conta com as parcerias estratégicas do Instituto Timbuktu e da Chatham House.