A equipa nacional do projeto Our Food. Our Future não hesitou em identificar os dois os ingredientes necessários a um sistema alimentar ético e justo: direitos humanos e práticas ambientais sustentáveis.

Numa conversa com as jornalistas Cláudia Carvalho Silva e Aline Flor foi possível abordar os principais desafios que se apresentam à alimentação, evidenciando a necessidade de, a par da justiça climática, reforçar a promoção da justiça social e assumir uma responsabilidade conjunta com todos os atores da cadeia de produção. Uma conversa servida com exemplos concretos de ações já empreendidas e com dicas de comportamentos alimentares que podemos prosseguir. Não impomos receitas mágicas , mas conseguimos identificar quais são os ingredientes invisíveis que não queremos na nossa alimentação presente e futura.

As escolhas alimentares são determinadas pela escolha do consumidor, mas não cabe ao consumidor ter de decidir se a sua comida é ética e sustentável, ou seja, se para a produção da sua alimentação foram violados direitos humanos e se foram destruídos ecossistemas ambientais. Todos os atores do desenvolvimento têm um papel na garantia de um sistema alimentar mais justo, digo e sustentável. Como sociedade civil, o nosso papel no processo de conhecimento – sensibilização – mobilização continuará ativo. Continuaremos a trabalhar de forma comprometida e em colaboração com os jovens consumidores, retalhistas, trabalhadores agrícolas e decisores políticos.

Spread the love