No âmbito do projeto Saúde para Todos – Reforço dos meios complementares de diagnóstico laboratoriais em São Tomé e Príncipe foram entregues no dia 11 de novembro, nos escritórios do projeto, na cidade de São Tomé, bolsas de sangue, equipamentos e reagentes destinados ao Banco de Sangue do Hospital Dr. Ayres de Menezes (HAM), bem como reagentes para bioquímica e equipamentos para os laboratórios de análises clínicas nos distritos.
Esta entrega acontece na sequência de anteriores doações de testes rápidos para diagnóstico da dengue, em maio, de equipamentos e reagentes para os laboratórios de análises clínicas, em julho deste ano e, mais recentemente, no dia 28 de outubro, de reagentes para hematologia destinados ao HAM e de equipamentos e reagentes de hematologia e bioquímica destinados aos laboratórios de análises clínicas nos distritos do país.
No ato da entrega estiveram presentes a Adida para a Cooperação da Embaixada de Portugal em São Tomé e Príncipe, Dra. Paula Pereira, a Diretora Geral do HAM, Dra. Joana Varela e o Representante do IMVF/AMVF no país, Dr. António Lima.
Com um período de implementação de dezembro 2021 a novembro 2022, o projeto Saúde para Todos – Reforço dos meios complementares de diagnóstico laboratoriais em São Tomé e Príncipe tem vindo a promover o acesso a meios complementares de diagnóstico laboratoriais a nível central e distrital, através da reabilitação, apetrechamento e operacionalização das 8 infraestruturas laboratoriais do país, bem como da assistência técnica e formação para a prestação de cuidados preventivos e primários ao nível distrital.
O projeto é implementado pela AMVF/IMVF, em estreita parceria com o Ministério da Saúde de São Tomé e Príncipe e financiado pelo Camões, I.P.