No âmbito do trabalho desenvolvido pela equipa da missão médica da especialidade de Gastroenterologia a São Tomé e Príncipe, promovida pelo projeto Saúde para Todos, foi publicado pela Thieme, uma editora médica e científica alemã, o artigo intitulado “Starting gastrointestinal endoscopy in a lower middle-income country in Africa: Training, creating and endoscopy facility and developing telemedicine”.

O artigo é da autoria da Dra. Sara Campos, médica gastroenterologista na Fundação Champalimaud e chefe da missão, do Dr. Vítor Fernandes e da Dra. Tânia Meira, ambos médicos gastroenterologistas no Hospital Garcia de Orta, da Enf.ª Cátia Carreira e da Enf.ª Ana Margarida Nunes, ambas enfermeiras no Hospital Garcia de Orta, do Dr. Francisco Portela, médico gastroenterologista no Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, da Dra. Lagchar Barreto, a primeira médica especialista em gastroenterologia em São Tomé e Príncipe, da enfermeira especialista Laurinda Barreto, ambas do Hospital Dr. Ayres de Menezes, em São Tomé, assim como do Dr. Pascoal d’Apresentação e dos enfermeiros Wrciley Lima e D’jarda Costa. O artigo é também da autoria do Dr. Paulo Freitas, Presidente do Conselho de Administração do IMVF e Diretor do Serviço de Medicina Intensiva do Hospital Prof. Doutor Fernando Fonseca e do Dr. Ahmed Zaky, Administrador Executivo do IMVF e médico especialista em medicina interna com mestrado em medicina tropical e saúde publica.

O artigo aborda a prevalência de doenças do sistema digestivo em países africanos, que tende a ser alta. Não obstante, os recursos humanos e materiais são escassos. O objetivo das missões de gastroenterologia tem sido desenvolver a especialidade de endoscopia digestiva em São Tomé e Príncipe.

Esse objetivo tem sido levado a cabo através da formação teórico-prática dos profissionais de saúde locais, quer em Portugal, quer em São Tomé e Príncipe, das missões de especialistas ao país (que permitem a realização de consultas e intervenções especializadas, nos casos clínicos de maior complexidade, previamente triados pela equipa local), da significativa melhoria e otimização das instalações da atual Unidade de Gastroenterologia Dr. José Eduardo Pina Cabral no HAM, e da plataforma de Telemedicina, que permite a realização de consultas, exames e diagnósticos, esclarecimento de dúvidas e discussão de casos clínicos à distância.

De salientar que a TeleGastro®, inaugurada em junho de 2021, é uma solução tecnológica pioneira que permite a avaliação gastroenterológica de pacientes, em tempo real, entre dois continentes. É atualmente possível o rastreio (nomeadamente, através da realização de exames invasivos, como endoscopias e colonoscopias), a prevenção e o tratamento de várias patologias ao nível do esófago, estomago, duodeno e anorretal, oferecendo possibilidade de diagnósticos e orientação terapêutica, em tempo útil, com inegáveis vantagens para os pacientes e com impacto na redução do número de evacuações, que em muitos casos podem ser desnecessárias.

Em suma, as missões de Gastroenterologia, que decorrem há 5 anos, proporcionaram a base para a melhoria dos cuidados gastroenterológicos em São Tomé e Príncipe, e podem servir de exemplo para o desenvolvimento destes cuidados especializados noutros países em condições semelhantes.

Consulte o artigo completo AQUI.

As missões de Gastroenterologia decorrem no âmbito do projeto Saúde para Todos – Consolidação do Sistema Nacional de Saúde de São Tomé e Príncipe, implementado pela Associação Marquês de Valle Flôr (AMVF) e pelo IMVF, em estreita parceria com o Ministério da Saúde de São Tomé e Príncipe e financiado pelo Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. e pela Direção-Geral da Saúde de Portugal.

 

Spread the love