O Presidente da República de Cabo Verde, Dr. José Maria Neves e a Primeira-Dama, Dra. Débora Carvalho, receberam, na manhã do dia 2 de dezembro, no Palácio Presidencial, na Cidade da Praia, a visita de um grupo de crianças e jovens com deficiências neurológicas, acompanhadas pela equipa do Projeto de Promoção da Inclusão de Crianças e Jovens com Deficiências Neurológicas em Cabo Verde, assinalando, assim, o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência (3 de dezembro).
O Presidente da República de Cabo Verde, Dr. José Maria Neves, afirmou que “Nos últimos anos temos tido alguns avanços, mas temos que ir mais depressa e conseguir chegar a todos, sabemos que as crianças com deficiência exigem muitos cuidados”. E acrescentou. “Temos de poder mobiliar parcerias, dar mais oportunidades a outros atores, como ONG, fundações, institutos, municípios, no sentido de poderem no quadro dos programas de cooperação existentes, mobilizarem muito mais meios para fazerem face às necessidades financeiras e humanas que o cuidado que essas crianças e pessoas com deficiência precisam”. E concluiu. “É fundamental mobilizarmos toda a sociedade cabo-verdiana, primeiro para dar muito mais visibilidade a essas necessidades e desafios e, depois, podermos assim criar as condições para muito mais cuidado a essas pessoas com deficiência”.
O Chefe de Estado caracterizou o encontro como um momento de afeto, permitindo também dar visibilidade à causa e chamar a atenção da sociedade civil cabo-verdiana para cuidar mais das pessoas com deficiência. “As pessoas com deficiência precisam de um abraço solidário, precisam de um afeto, precisam de um acompanhamento, precisam de muito amor e, finalmente, de cuidado.”
O Projeto de Promoção da Inclusão de Crianças e Jovens com Deficiências Neurológicas em Cabo Verde tem como principal objetivo melhorar a qualidade de vida das pessoas com deficiências neurológicas, especificamente promovendo a integração e inclusão de crianças e jovens com deficiências neurológicas.
O projeto, que decorre até agosto de 2023, é financiado pela União Europeia, cofinanciado pelo Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. e é implementado pelo IMVF, pela Associação de Apoio a Iniciativas de Auto-promoção (SOLMI) e pela Federação das Associações de Pessoas com Deficiência (FECAD).
Mais informações na página de Facebook da campanha Tudu Fidju Di Cabo Verde: https://www.facebook.com/tudufidjudicaboverde