Na manhã do dia 8 de dezembro, o Administrador Executivo do IMVF, Dr. Ahmed Zaky, lecionou uma aula online dirigida aos alunos do mestrado em Health Science da Universidade de Linnaeus, na Suécia, sobre a ação do IMVF na área da Saúde na Guiné-Bissau, em particular, no setor da Saúde Materna e Infantil, com destaque para o atual projeto em curso PIMI III – Apoiar a Saúde Reprodutiva, Materna, Neonatal e Infantil, rumo a um Sistema Universal de Cobertura de Saúde na Guiné-Bissau, financiado pela União Europeia.

A apresentação contou também com a participação da Dra. Donatella Gobbi, Adida para a Cooperação e Encarregada de Programas da Delegação da União Europeia na Guiné-Bissau e da Professora Doutora Chiara Lenza, doutorada em Estudos Interculturais Humanísticos, no Departamento de Saúde e Ciências da Saúde da Universidade de Linnaeus.

Os oradores fizeram uma contextualização sobre o setor da Saúde na Guiné-Bissau e, de seguida, apresentaram as várias fases do UE-PIMI – Programa Integrado para a Redução da Mortalidade Materna e Infantil na Guiné-Bissau, bem como os desafios ultrapassados ao longo da sua implementação, em especial no que concerne ao Direito à Saúde e à Cobertura Universal dos Cuidados. No final da sessão, foi possível aos alunos colocarem questões e expressarem algumas reflexões sobre a temática.

De salientar que o projeto PIMI III – Apoiar a Saúde Reprodutiva, Materna, Neonatal e Infantil, rumo a um Sistema Universal de Cobertura de Saúde na Guiné-Bissau, atualmente em curso, tem como principal objetivo contribuir para reduzir as taxas de mortalidade materna e de crianças com menos de 5 anos através de um melhor acesso a cuidados de Saúde Reprodutiva, Materna, Neonatal e Infantil (SRMNI) de qualidade. É implementado pelo IMVF em parceria com o Ministério da Saúde Pública da Guiné-Bissau (MINSAP), a Organização Mundial da Saúde – OMS e a Universidade do Sul da Dinamarca/Projeto Saúde Bandim e financiado pela União Europeia.

Spread the love