A Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) e o IMVF assinaram um protocolo de cooperação, no âmbito do Projeto PIMI III – Apoiar a Saúde Reprodutiva, Materna, Neonatal e Infantil, rumo a um Sistema Universal de Cobertura de Saúde na Guiné-Bissau.

A FMUP possui valências e conhecimentos em diversas áreas relevantes com impacto na saúde das populações, designadamente na área da saúde materna e infantil, e o IMVF é um ator chave na implementação e gestão de projetos neste setor de intervenção na Guiné-Bissau.

Este protocolo, que entrou em vigor no dia 2 de janeiro de 2023, destina-se a enquadrar a cooperação entre estas duas entidades no desenvolvimento de atividades de assistência clínica, capacitação de profissionais de saúde e investigação. Neste âmbito, a FMUP, através do Departamento de Ginecologia-Obstetrícia e Pediatria, e o IMVF irão conjuntamente assegurar a atividade técnica de Coordenação Clínica do PIMI III, que ficará a cargo da Prof.ª Doutora Ana Reynolds.

O protocolo de cooperação foi assinado pelo Prof. Doutor Altamiro Rodrigues da Costa Pereira, Diretor da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, e pelo Dr. Ahmed Zaky, Administrador Executivo do IMVF, e tem a duração de um ano, podendo ser renovado por igual período.

O Projeto PIMI III – Apoiar a Saúde Reprodutiva, Materna, Neonatal e Infantil, rumo a um Sistema Universal de Cobertura de Saúde na Guiné-Bissau é financiado pela União Europeia e implementado pelo IMVF, pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pelo Projeto Saúde de Bandim (Universidade do Sul da Dinamarca), em parceria com o Ministério da Saúde Pública da Guiné-Bissau, tendo como objetivo global contribuir para reduzir as taxas de mortalidade materna e de crianças com menos de cinco anos através de um melhor acesso a cuidados de Saúde Reprodutiva, Materna, Neonatal e Infantil (SRMNI) de qualidade.

Spread the love