De março a dezembro de 2022, o  Projeto de Promoção da Inclusão de Crianças e Jovens com Deficiências Neurológicas em Cabo Verde promoveu várias sessões de reflexão e sensibilização, nas diferentes escolas do concelho da Praia e Tarrafal de Santiago, atingindo mais mil pessoas, entre corpo diretivo dos agrupamentos, professores, pais/encarregados de educação e alunos.

A primeira sessão destinada aos professores foi realizada no dia 31 de março nas escolas Capelinha de Tira Chapéu, Abela, Luar e Bela Vista, todas pertencentes ao Agrupamento II de Terra Branca.

De 31 de março a 2 de dezembro, foram realizadas sessões de reflexão com os professores das escolas S.O.S, Lavadouro, Adventista do 7.º dia, Eugénio Tavares, Nova Assembleia, Nova Presidência, Escola Secundária Regina Silva, Capinha-Fazenda, Quintino Ribeiro, Eugénio Lima A e B, escola de Ponta D’agua e no Agrupamento I, do concelho de Tarrafal de Santiago.

Foram também realizadas ações de sensibilização dirigidas aos pais/encarregados de educação das escolas Abela, em Terra Branca e Adventista do 7.º dia, no Palmarejo.

De 28 de novembro a 2 de dezembro, foram realizadas mais ações de sensibilização dirigidas aos alunos das escolas Júlia Costa, em Achada S. Filipe, Achada Grande Frente, do Liceu Domingos Ramos e da escola não agrupada, Mira Flores.

Nessas sessões, além da socialização do projeto através de dinâmicas, foram também tratados temas como “O Desafio dos profissionais frente às questões didático-pedagógicas”, “Metodologias ativas para o ensino das crianças com Necessidades Educativas Especiais (NEE)” e “Aceitação e acompanhamento familiar da criança com deficiência”.

O  Projeto de Promoção da Inclusão de Crianças e Jovens com Deficiências Neurológicas em Cabo Verde tem como grande objetivo melhorar a qualidade de vida das pessoas com deficiências neurológicas e promover a integração e inclusão de crianças e jovens com deficiências neurológicas, através de campanhas de sensibilização, reforço de competências, tanto por via da formação, apoio financeiro, assim como da promoção de integração socioeconómica das famílias.

De recordar que as ações de sensibilização enquadram-se no Eixo 1 do referido projeto, financiado pela União Europeia e pela Cooperação Portuguesa através do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P., implementado pelo IMVF em parceria com a Associação de Apoio a Iniciativas de Auto-promoção (SOLMI) e a Federação das Associações de Pessoas com Deficiência (FECAD).

 

Spread the love