No âmbito das comemorações do Dia Nacional das Mulheres, o projeto Observatório da Paz – Nô Cudji Paz, em parceria com o Ministério da Mulher, Família e Solidariedade Social da Guiné-Bissau, organiza, na próxima segunda-feira, dia 30 de janeiro, a partir das 9 horas, em frente ao portão da SOMEC – Bairro Militar, em Bissau, uma Roda de Mulheres sob o lema “Fala di mindjeris dibidi conta na processo di kumpu paz”.
O djumbai irá reunir intervenientes de diversas sensibilidades sociais e culturais da sociedade guineense para abordar temáticas multissectoriais, designadamente: 1) a integração do género na PREV – Prevenção do Radicalismo e do Extremismo Violento no mundo e em África em particular; 2) o papel das mulheres no espaço público de diálogo e concertação social; e 3) os impactos da violência baseada no género no processo da consolidação da paz e coesão social.
Esta Roda de Mulheres visa contribuir para a consolidação de paz e reforço da coesão social através da valorização do papel das mulheres na promoção de mecanismos de diálogo inclusivo para a PREV na Guiné-Bissau. Esta ação contribui igualmente para assinalar 2023 como o Ano Internacional do Diálogo como Garantia da Paz (ONU: A/77/L.10).
Programa disponível AQUI.
O Projeto Observatório da Paz – Nô Cudji Paz é uma iniciativa do IMVF e da Liga Guineense dos Direitos Humanos (LGDH), financiada pela União Europeia e cofinanciada pelo Camões, I.P., a qual pretende contribuir para o diálogo, a promoção da paz e a prevenção da radicalização e do extremismo violento na Guiné-Bissau.