Entre 30 de março e 14 de abril de 2023, decorreram na sede do IMVF as duas ações de formação em gamificação, promovidas no âmbito do projeto FACT – Factos e mitos: uma sobre o Jogo Parlamentarium e outra sobre o jogo Out of the Box. Estas ações tiveram como objetivo inicial introduzir as bases da Gamificação e aprender a aplicar esta ferramenta em contexto escolar, sendo, neste sentido, dirigidas a professores e educadores formais e não formais. No total foram gamificados 12 educadores.
O Parlamentarium é um jogo de simulação que aborda o funcionamento interno do Parlamento Europeu. O papel dos formadores é ajudar os jogadores a descobrir como é elaborada a legislação europeia e quais as partes interessadas envolvidas no processo. Dar a conhecer uma visão geral das instituições da EU é um dos propósitos do jogo.
A formação em gamificação com o Jogo Parlamentarium permitiu que os participantes compreendessem o processo legislativo da UE, a criação de grupos e comités para o Parlamentarium, assim como de propostas políticas e manifestos e a análise dos casos do jogo para discussão.
Já o Out of the Box, é um jogo com o propósito de identificar e combater a desinformação e as Fake News. O jogo desafia os jogadores a desenvolver coletivamente um produto/proposta/campanha de luta contra as Fake News – concebido em conjunto – seguindo etapas concretas que definem uma proposta como inovadora. Cada etapa do jogo convidará os participantes a acrescentar à sua “ideia” elementos que estruturarão, definirão e darão forma a um produto final a apresentar.
A formação em gamificação com o Jogo Out of the Box, desafiou os formandos a encontraram soluções criativas para problemas sociais, através da análise de Notícias Falsas; tiveram de pensar numa ideia que endereçasse a um problema específico, de modo a criar uma campanha de combate às Fake News. Para a criação da campanha, seguiram os 5 passos (5 fatores do jogo), identificaram beneficiários, necessidades e colaboradores, a duração, os recursos necessários e a sustentabilidade da campanha. Por fim, apresentaram as campanhas, sendo que o vencedor seria quem obtivesse mais estrelas por cada fator.
Segundo o formador, a formação correu muito bem. Os participantes mostraram altos níveis de comprometimento e envolvimento, estando motivados para a aquisição de competências e para as pôr em prática no contexto do jogo. O sentido crítico e criativo foi chamado a intervir e o grupo esteve à altura. Referiu, ainda, que o espírito de grupo e a boa disposição eram dominantes.
Estou muito agradecida ao IMVF pela oportunidade de participar na formação do Parlamentarium, pois isso me permitiu ampliar o meu conhecimento sobre a União Europeia e o funcionamento dos seus órgãos, assim como compreender as suas responsabilidades. Foi uma experiência muito enriquecedora poder colocar em prática o conhecimento adquirido, com a escrita de um manifesto e um discurso político. Senti-me empoderada e com um maior interesse na política, e tenho vontade de continuar a aprender sobre este tema.
Carla Solé, participante
Essa formação vai contribuir de forma significativa no meu cotidiano e também nas atividades que atualmente realizo com um público jovem, como educadora não formal. A ferramenta de aprendizagem do jogo Parlamentarium foi algo novo para mim, sobretudo pela forma dinâmica e contextualizada que foi conduzida, pois dá a oportunidade que elencar várias temáticas dentro do campo de conhecimento no caso as políticas públicas da União Europeia, o que não conhecia com profundidade, mas deu-me condições de ampliar as informações sobre o interesse e debate da União Europeia. A Literacia sobre a desinformação, os riscos que corremos com as fake news foi algo bem significativo, considerando que esse debate é de fundamental importância para uma sociedade justa e democrática.
Renata Ribeiro, participante
O FACT – Factos e mitos: como reconhecer a verdade na era da (des)informação é um projeto cofinanciado pelo CERV – Programa Cidadãos, Igualdade, Direitos e Valores da União Europeia, que pretende sensibilizar para a importância da verificação da verdade nas notícias, através da participação e contribuição dos cidadãos para a vida democrática e cívica da União Europeia, dando a conhecer e trocando publicamente pontos de vista sobre todas as áreas de atuação da União Europeia.