FACT – Factos e mitos: como reconhecer a verdade na era da (des)informação

Parceria Europeia: Itália, Espanha, Grécia, Hungria, Roménia, Polónia, Portugal, Lituânia e Finlândia

A desinformação é um fenómeno em evolução constante que possui um elevado potencial para influenciar de forma negativa os processos democráticos e debates sociais. Pode afetar o debate democrático e a expressão de voto, devido a notícias falsas que modificam a orientação dos cidadãos e fazem com que o eleitor exprima uma preferência dependente destas notícias.

Portugal, Espanha, Hungria, Grécia, Lituânia, Roménia, Finlândia, Polónia, Itália, são alguns dos países da UE onde as pessoas estão menos confiantes na sua capacidade de reconhecer notícias falsas (Flash Eurobarómetro 464 – Notícias falsas e desinformação) e menos confiantes no sistema político da UE (Eurobarómetro 91.5 -2019).

É cada vez mais urgente identificar e desconstruir notícias falsas de modo, a que todos os cidadãos possam tomar todo o tipo de decisões com base em informação real e fidedigna.

OBJETIVOS

Sensibilizar para a importância da verificação da verdade nas notícias.

Através da participação e contribuição dos cidadãos para a vida democrática e cívica da União Europeia, vamos dar a conhecer e trocar publicamente pontos de vista sobre todas as áreas de atuação da União Europeia.

Para tal, vamos reunir um leque diversificado de pessoas de diferentes origens (idade, género, nível de educação) em atividades diretamente ligadas às políticas da UE contra a desinformação.

ATIVIDADES

Será utilizada a Gamificação para a difusão de conhecimento sobre as instituições da EU e serão criadas ferramentas inovadoras para desvendar notícias falsas e envolver os jovens, na verificação de factos independentes.

Serão desenvolvidos módulos de formação para Gamificação, junto de professores e educadores, bem como jogos de mesa em escolas, universidades e centros de juventude.

Também será realizada a promoção do significado de voto no Parlamento da UE em 2024.

O NOSSO IMPACTO

Com a criação de ferramentas inovadoras para desvendar notícias falsas e envolver os jovens na verificação de factos independentes, haverá uma maior difusão com um impacto a curto prazo.

Esperamos também um impacto imediato para as eleições europeias de 2024, ao trabalharmos com pessoas mais vulneráveis a notícias falsas, a fim de permitir uma maior e mais consciente participação na vida democrática.

Como impacto a médio prazo, é proporcionado o alargamento da implementação dos instrumentos de Gamificação desenvolvidos a nível nacional, multiplicando assim os efeitos positivos sobre um leque mais vasto de jovens.

No final, com a formação, o jogo online e a rede online de jovens que irão verificar factos independentes, pretende-se alcançar como impacto a longo prazo, o lançamento das bases para um envolvimento efetivo dos jovens na sociedade, que poderão tirar partido de uma rede e dos instrumentos mais adequados para chegar aos cidadãos não ativos na participação cívica na sua vida quotidiana.

O NOSSO PERCURSO

A gestão e a implementação do projeto centram-se em diferentes atividades e diferentes métodos de trabalho, como metodologias informais e de gamificaçao, todas destinadas a assegurar um bom desenvolvimento do projeto e uma cooperação eficaz entre todos os envolvidos. Conseguindo desta forma, contribuir para a participação dos cidadãos para a vida democrática e cívica da União Europeia e lutar contra a desinformação e notícias falsas.