O Projeto Observatório da Paz – Nô Cudji Paz, em parceria com a União dos Imames e o Conselho Nacional Islâmico, promove nos dias 13 e 14 de julho de 2023 uma ação de formação no âmbito da prevenção do radicalismo e extremismo violento destinada a Imames provenientes de todo o território nacional.

A iniciativa, que terá lugar no Hotel Dunia, em Bissau, a partir das 9h00, visa contribuir para a consolidação da paz através do reforço de capacidades dos Imames no domínio da prevenção do radicalismo e extremismo violento. Igualmente, o evento pretende capacitar os líderes religiosos com conhecimentos e técnicas de deteção dos sinais de radicalização e extremismo violento e promover a coesão social e diálogo inter-religioso na Guiné‑Bissau.

Durante os dois dias de formação, serão apresentados vários temas entre os quais se destacam, as noções e conceitos básicos sobre o radicalismo e extremismo violento – dinâmica mundial, regional e nacional, perceções sobre as etapas do processo de radicalização, o papel dos Imames no reforço da coesão social e diálogo inter-religioso. Igualmente, serão abordadas as respostas nacionais face ao radicalismo e extremismo violento.

Consulte os Termos de Referência e o Programa da Formação

O Observatório da Paz – Nô Cudji Paz é um projeto financiado pela União Europeia e cofinanciado pelo Instituto Camões e implementado pelo Instituto Marquês de Valle Flôr em conjunto com a Liga Guineense dos Direitos Humanos. Pretende contribuir para o diálogo, promoção da paz e a prevenção da radicalização e do extremismo violento na Guiné-Bissau, através do reforço da participação, trabalho em rede e estabelecimento de parcerias estratégicas entre as Organizações da Sociedade Civil (OSC) e outros atores sociais e políticos.

Spread the love